| 29/05/2009 07h20min
A experiência de ter sediado quatro edições do Fórum Social Mundial (2001, 2002, 2003 e 2005) serviu de parâmetro para a avaliação da estrutura hoteleira e de restaurantes de Porto Alegre. Na avaliação do presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia da Capital (Sindpoa), Cacildo Vivian, serão necessárias apenas algumas adequações para a Copa de 2014, como disponibilização de intérpretes, dependendo de quais países serão abrigados.
– O Comitê Organizador da Copa do Mundo faz uma análise do centro, que seria Porto Alegre, e até 150 quilômetros no entorno. Só em Porto Alegre nós temos 12 mil leitos. Se pegarmos a região da serra, já duplica o número de leitos, isso só considerando hotéis de turismo. Na verdade, temos outros meios de hospedagem, como pensões e resorts – declarou Vivian.
Com a confirmação de Porto Alegre como sede, as melhorias serão feitas ano a ano até 2014.
– Temos que tentar ações que venham a produzir fluxo de turistas, seja turismo com foco de negócio, saúde, lazer, para o percurso até chegar a Copa. E o mais importante é o depois do Mundial, para não haver o desmonte da estrutura. Temos feito inúmeros cursos para qualificar e preparar nossos colaboradores, como por exemplo a indicação de pontos turísticos no contato direto – salientou.
Segundo Vivian, a Capital gaúcha estaria atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo em termos de qualidade da rede hoteleira. O Sindpoa tem contato com mais 11 sindicatos no Interior do Estado e a meta agora é definir as sub-sedes.
– Precisamos nos organizar em cima de projeções para tentar ver a melhor forma possível de orientar e atender os turistas e esportistas – observou.
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