| 29/03/2003 19h18min
A Seleção Brasileira perdeu por 2 a 1 para Portugal neste sábado, dia 29, em amistoso realizado no Estádio das Antas, no Porto. Pauleta abriu o placar para o time do técnico e pentacampeão mundial Luiz Felipe Scolari, logo aos sete minutos do primeiro tempo. Aos 19 da etapa final, em cobrança de pênalti que ele mesmo sofreu, Ronaldinho igualou o marcador para a equipe do tetra Carlos Alberto Parreira, que ainda não venceu desde seu retorno à Seleção. No primeiro amistoso, contra a China, o Brasil empatou em 0 a 0.
O gol da vitória neste sábado veio aos 37, em cobrança de falta do meia Deco, brasileiro recém naturalizado português. Dois minutos antes, Roberto Carlos havia sido expulso. Irritado com a falta marcada, o lateral-esquerdo do Real Madrid empurrou com o ombro o árbitro israelense Alon Yefet. O Brasil não perdia para Portugal desde 1966.
Sob forte chuva, o jogo começou marcado por erros das defesas. Após falhas de Roberto Carlos, Luisão e Gilberto Silva, Portugal ganhou um escanteio aos sete minutos. Na cobrança rápida, Sérgio Conceição cruzou para Pauleta, que se antecipou aos marcadores e marcou.
Após o gol, o Brasil passou a criar oportunidades. A equipe teve pelo menos três chances claras de gol. Na primeira, Rivaldo perdeu sem goleiro, após cruzamento de Zé Roberto aos 18 minutos. As outras ocorreram em cobranças de falta. Aos 38 e 44, Roberto Carlos e Rivaldo acertaram o travessão do gol português.
Com uma nova dupla no ataque brasileiro, Amoroso e Adriano, o segundo tempo começou violento. A um minuto, Adriano deu uma cotovelada em Fernando Meira, na primeira de uma seqüência de faltas violentas de ambos os times.
Aos seis minutos, Amoroso tentou driblar Paulo Ferreira e caiu na área. Os jogadores brasileiros reclamaram pênalti. O israelense Alon Yefet não marcou, mas acabou favorecendo o Brasil 12 minutos depois. Ronaldinho Gaúcho foi empurrado por Sabrosa fora da área, mas caiu dentro. O juiz marcou pênalti, que o próprio meia-atacante cobrou sem defesa para o goleiro Ricardo.
Com Deco em campo, Portugal voltou a pressionar, e Marcos fez duas boas defesas em conclusões de Pauleta. O brasileiro naturalizado português há apenas dois meses cavou falta em disputa com Rivaldo. Os brasileiros cercaram o juiz, Roberto Carlos exagerou na reclamação e foi expulso. Na cobrança, aos 37, Deco colocou no canto esquerdo de Marcos, decretando a vitória portuguesa. Com informações da GloboNews.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.