Notícias

 | 03/04/2009 23h57min

Papa Bento XVI abençoa centenário colorado

Presidente Vitorio Piffero recebeu diploma com a assinatura do Sumo Pontíficie

Diogo Olivier  |  diogo.olivier@zerohora.com.br

Quase três décadas depois do histórico "ucho, ucho, ucho, o Papa é gaúcho", rima incentivada pelo próprio João Paulo II em sua visita a Porto Alegre no ano de 1980, os colorados acabam de inventar outra. Trata-se do "ado, ado, ado, o Papa é colorado". E o mais incrível é que a brincadeira está amparada em um documento santo.

A nova rima surgiu quando o arcebispo metropolitano de Porto Alegre Dom Dadeus Grings entregou ao presidente Vitorio Piffero, na solenidade do altar da catedral, um diploma especialmente conferido ao clube, abençoado pelo papa Bento XVI. O que, na prática, funciona como uma bênção de fato. Foi a grande surpresa da missa celebrada em homenagem ao centenário do clube, nesta sexta à noite. Diz o seguinte o texto do papiro que Dom Dadeus entregou a Piffero:

Sua Santidade, Bento XVI Concede com todo o coração uma especial Benção Apóstolica à Direção, Atletas, Funcionários e Torcida do S. C Internacional, por ocasião do seu centenário

Assim mesmo, com maiúsculas cheias de curvas e ornamentos. Mas o mais importante está contido na última linha, antes da assinatura do Sumo Pontíficie:

Penhor de graças e favores celestiais

Assim, em tese, o Inter não apenas está quites com a Igreja como poderá cobrar-lhe ao menos alguma intermediação de favores junto ao Criador. Quem conseguiu a façanha de abençoar o centenário colorado foi o padre Leandro Chiarello, pároco da Igreja São Sebastião, situada na Avenida Protásio Alves, e capelão do Inter.

Diretor da Faculdade de Teologia da PUC, ele fez mestrado na Itália. Morou dois anos em Roma e lá, além da fluência no idioma, fez contatos influentes no Vaticano. Estava pavimentando o caminho para a benção papal.

— Ele entrou em contato com Vaticano e obteve a bênção junto ao Papa — explicou o secretário-geral do Inter, Alezandre Mussoi.

O vice de marketing, Jorge Avancini, acrescenta uma informação ao esforço para chegar ao trono de Bento XVI e conseguir o diploma:

— A Cúria Metropolitana nos ajudou muito. Temos muitos colorados ali, como pudemos perceber na missa — revelou Avancini.

— A Cúria foi nossa parceira, digamos — arrematou Mussoi, que levou para casa o diploma e, ao menos na noite passada, teve o privilégio de dormir com as santas palavras do Papa em devoção ao Inter.

ZERO HORA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.