| 03/04/2009 05h10min
Em tempos que as grandes televisões do mundo enchem os estádios de futebol com câmeras que flagram os mínimos detalhes de uma partida, com tomadas aéreas e efeitos em computador, o colorado Danilo Lando causa inveja em qualquer emissora.
Empunhando uma filmadora 8mm, o alegretense registrou a inauguração do Beira-Rio, em 6 de abril de 1969, com imagens feitas de um barco, no meio do Guaíba, e a explosão da torcida no primeiro gol do Inter no estádio, marcado por Claudiomiro na vitória colorada por 2 a 1 sobre os portugueses do Benfica.
— Foi sorte do "cineasta" e do torcedor. Porque quando saiu o gol, encobriram a visão da máquina, eu também pulei. É uma coisa que a gente não vê exatamente. Era aquela explosão de alegria — recorda o colorado.
As cenas são dignas de documentário. Lando deixa o Cais do Porto em uma lancha, faz imagens dos amigos que o acompanham para o jogo e mira a câmera para o horizonte. O pequeno ponto à margem do rio se
torna maior, até que um Beira-Rio
recém-concluído toma forma. O equipamento precário da época registra o momento apenas em vídeo. Não há áudio. Mas o feito enche de orgulho o colorado de 81 anos.
Assista ao vídeo do colorado Danilo Lando
— Eu saí de manhã, fui para cima do morro com meus filhos e filmei o estádio. De tarde, fui de carro até o (Cais do) Porto. Lá tinha um barco que saía para o Beira-Rio, pois estava muito congestionado o trânsito, até um trapiche na frente do Gigante — lembra Lando.
Poucas pessoas viram a raridade capturada por Lando. Segundo ele, a fita foi mostrada para familiares e alguns amigos. Acabaram no arquivo pessoal o vídeo com as imagens da banda dos fuzileiros navais enfileirados, formando a
palavra "colorado" no meio do gramado, das autoridades da época participando da
solenidade e de um estádio completamente lotado.
— É como guardar fotografia de família. Eu tinha a projetora, mas não reuni o pessoal para ver. Vi umas duas, três vezes e guardei para o arquivo — revela.
O registro original de Lando já se perdeu. Do filme em 8mm, a inauguração do Beira-Rio passou para vídeo e depois para DVD. O colorado possui um back-up das imagens no computador de casa. Apesar de ter se passado 40 anos, o torcedor lembra que tinha possibilidade de registrar a partida inteira, mas problemas técnicos impediram o aproveitamento do material — há um total de 12 minutos de imagem.
— Aquela máquina era antiga e de vez em quando ela mordia a fita. Eu gravei três (fitas) no total, mas perdi duas. Por sorte consegui recuperar essas imagens. Tanto que é no fim da fita que está o gol do Claudiomiro. Foi uma coisa engraçada, porque eu disse para meu amigo 'me dá esse filme que eu vou aproveitar a última carga que tem na máquina'.
E "a última carga" tornou-se algo raro.
E inédito.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.