| 13/03/2009 03h
Se você é jogador de futebol, sorria, pois pode estar sendo filmado pelo Inter. O Futcenter, setor que trabalha de forma silenciosa no Beira-Rio, monitora desempenho de jogadores e auxilia até nas negociações. O banco de dados já conta com cerca de 5 mil jogadores em vídeos. Entre eles estavam Giuliano, Danilo Silva e Marinho, trazidos em parceria com empresários.
Coordenado pelo ex-jogador de futsal Ortiz, o Futcenter apoia todas as comissões técnicas do Beira-Rio, do infantil ao profissional. Criado em 2005 pelo ex-fisiologista do clube Felipe Célia e pelo observador Guto Ferreira, se limitava a avaliações físicas.
A partir de 2006, a sala, em um corredor do departamento de futebol, passou a armazenar perfis de todos os jogadores do clube. A ficha trazia históricos detalhados de participações em treinos e jogos, números individuais por temporada, lista de lesões e gráficos de desempenho.
– Quando o atleta é promovido ao profissional, o técnico recebe um dossiê – explica Ortiz.
O mesmo processo é feito com jogadores de fora. Giuliano, por exemplo, foi visto pela primeira vez em 2005. Os infantis enfrentaram duas vezes o Paraná na campanha do título da Copa Brasil, em Londrina. Com 15 anos, passou a ser monitorado. Em dezembro, chegou ao Beira-Rio.
Quesitos como força, habilidade, imposição física, personalidade e velocidade são avaliados. É feito um levantamento sobre a vida extra-campo do jogador, seja por telefone ou visita ao ambiente em que vive. Neste ano, o mesmo passou a ser feito com jogadores da América do Sul. O Inter planeja ser o Manchester United do continente no que diz respeito a investimento em jovens talentos.
Além das fichas, o Futcenter conta com 3.296 DVDs. Neles, são gravados jogos das Séries A, B e C, dos estaduais, da Copa do Brasil, da Libertadores e dos europeus. Quando um empresário oferecer um jogador, o Inter vai conferir seus atributos neste acervo. Não será o DVD entregue pelo agente que balizará o negócio. O setor também edita vídeos com jogadores do clube, para exibir em caso de venda.
A videoteca também serve Tite e Cléber Xavier. Eles buscam ali teipes dos adversários. O setor também é usado pela direção. Na renovação de contratos, a ficha do jogador é levada para a mesa de negociação. Serve como trunfo porque mostra seu aproveitamento, o tempo em que ficou em campo e no departamento médico.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.