| 26/02/2009 15h08min
A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, em inglês) anunciou, nesta quinta, o programa antidoping para o Mundial de Berlim, principal evento do ano. O senegalês Lamine Diack, presidente da entidade, disse que já está pronto o esquema antidoping para antes, durante e depois do evento, entre 22 e 30 de agosto.
– Nosso programa de exame antidoping para Berlim será o mais amplo iniciado pela IAAF. Teremos mais testes fora de competição e melhoraremos o sistema inclusive durante o campeonato – explicou.
Durante o Mundial, a estimativa é que sejam feitos mais de mil controles de sangue e urina, muito além dos aproximadamente 700 dos Jogos de Pequim. Também será implantado o passaporte biológico, usado no ciclismo e que permite detectar substâncias estimulantes nos níveis de sangue e urina dos atletas.
Segundo a associação, foram feitos mais de 3.487 exames em 2008. Os países com mais esportistas participando dos testes foram Rússia, Bielo-Rússia, China, Estados Unidos e Jamaica.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.