Notícias

 | 25/02/2009 23h43min

Grêmio estreia na Copa Libertadores com um 0 a 0 em casa

Superiores, gremistas não conseguiram fazer gols no Universidad do Chile

Tatiana Lopes  |  tatiana.lopes@rbsonline.com.br

O Grêmio estreou com um empate em 0 a 0 na Copa Libertadores deste ano, contra o Universidad do Chile. Jogando no Estádio Olímpico, nesta quarta, a equipe foi superior durante toda a partida, mas errou muitas chances de gol. O goleiro Miguel Pinto teve boa atuação pelo lado chileno. Do lado gremista, a equipe pediu dois pênaltis não marcados.

Com esse resultado, a tabela do Grupo 7 tem como líder o Boyacá Chicó, com três pontos, e Grêmio e Universidad do Chile dividem o segundo lugar, com um. O Aurora é o último, sem pontos.


Grêmio perde muitas chances

Superior e com boas chances de abrir o placar no primeiro tempo, o Grêmio não marcou gols. O goleiro Miguel Pinto, do Universidad, fez boas defesas. Nas outras oportunidades, as bolas foram para fora, passando muito perto.

O Grêmio pressionou e arriscou muito no primeiro tempo, mas não acertou o gol. Após iniciar o jogo um pouco desorganizada, a equipe tricolor logo passou a envolver os chilenos. Logo aos sete minutos, Réver cabeceou para o gol após lançamento de Ruy pela direita. A bola passou muito perto do travessão e foi para fora. Aos 10, novamente o zagueiro tentou de cabeça. Desta vez, em uma cobrança de falta de Tcheco. E mais uma vez ele não acertou a mira.

Souza tentou abrir o placar aos 11. Depois de um lançamento de Tcheco, Jonas deixou a bola para o meia, que chutou para fora. Um minuto depois, o capitão gremista arriscou chute de fora da área e o goleiro chileno espalmou. Aos 14, duas chances: Jonas e Ruy tentaram, e a bola parou no goleiro mais uma vez, antes de ir para fora.

O Grêmio voltou a chegar com muito perigo aos 34, com Souza. O meia tentou o chute pelo lado direito da área, e a bola bateu na cabeça de um adversário antes de sair pela linha de fundo. Um minuto depois, mais uma defesa de Miguel Pinto. Souza cobrou escanteio e Ruy cabeceou para o goleiro chileno defender.

O Universidad só voltou ao ataque aos 39, com Olivera. Lançado na entrada da área gremista, ele foi interceptado pelo goleiro Victor, que se antecipou e conseguiu tirar a bola dos pés do chileno.

Com uma bola na trave, aos 44, o Grêmio teve sua última boa chance no primeiro tempo. Souza chutou de fora da área direto no poste. Nos acréscimos, Ruy ainda mandou uma bola para fora.


Só faltou o gol

O segundo tempo foi uma repetição do primeiro. Muitas chances desperdiçadas. Faltou pontaria aos chutes do Grêmio. Já aos dois minutos, Tcheco levantou na área para Rafael Marques cabecear para fora. Um minuto depois, Souza cobrou uma falta quase perfeita, a bola raspou nos dedos de Miguel Pinto, depois no travessão e saiu pela linha de fundo.

Aos nove, em um bate-rebate interminável dentro da área, com a bola entrando no gol no último lance, com Rever caído no chão dividindo com Miguel Pinto, a arbitragem marcou falta em cima do goleiro e o placar não se mexeu.

Alex Mineiro perdeu nova oportunidade clara aos 19. O atacante entrou na área, driblou o goleiro e chutou. Um jogador chileno cortou na frente do gol. Aos 30, Jonas recebeu de Souza, chutou e a bola foi em cima do goleiro.

Com o jogo favorável ao Grêmio e sem ameaças dos chilenos no ataque, Celso Roth fez mudanças e colocou o time mais para frente. Léo saiu e entrou Douglas Costa, Jadílson deu lugar a Reinaldo, e Rafael Marques, sentindo dores, foi substituído por Fábio Santos.

O Universidad ainda teve um jogador expulso. Diaz levou o vermelho depois de dois amarelos e os chilenos passaram a jogar com um a menos.

Nos minutos finais, o Grêmio continuou pressionando. Com bolas alçadas na área, tentando marcar na jogada aérea, mais oportunidades perdidas. O jogo terminou mesmo sem gols.


Lances duvidosos

A equipe gremista e a torcida presente no Olímpico (cerca de 33 mil pessoas) pediram pênalti em dois lances. Primeiro com Souza, derrubado na área, no primeiro tempo. Depois, já na etapa complementar, Jonas foi puxado e derrubado também dentro da área adversária. A arbitragem não marcou irregularidades.

CLICRBS
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.