Notícias

 |  hmin

Final marca duelo pela hegemonia do futebol estadual

A luta pelo título do Campeonato Catarinense de 2003 marca um duelo pela hegemonia no futebol estadual, desde que a competição começou a ser disputada, em 1924. Se vencer o Caxias, o Figueirense chegaria ao seu 12º título, empatando com o Joinville. As duas equipes ficariam em segundo lugar na lista dos clubes com maior número de conquistas no Campeonato Catarinense, atrás apenas do Avaí, campeão em 13 oportunidades.

Já o Caxias luta pelo quarto título de sua história – ergueu a taça em 1929, 54 e 55. Uma vitória do alvinegro do Norte colocaria mais emoção em outra disputa paralela nas estatísticas históricas da competição: a do duelo entre cidades. Por enquanto, Florianópolis lidera a relação com 27 títulos. Número expressivo alcançado com vitórias do Avaí e do Figueirense e outros três títulos isolados: do Externato (1925), do Atlético Catarinense (1934) e do Paula Ramos (1959). A Capital teve total hegemonia até 1945, quando as equipes do interior começaram a ameaçar o reinado florianopolitano.

A cidade de Joinville vem em segundo lugar com 21 títulos e encosta ainda mais na Capital se o Caxias sair vitorioso do Estádio Orlando Scarpelli. A maioria dos títulos foram conquistados na fase áurea do JEC, com o octogonal de 1978 a 1985; o Caxias contribuiu com três títulos, o América com cinco e o Operário venceu uma vez a competição. Em terceiro está Criciúma, com a ascensão do Tigre no início dos anos 90 e com a meteórica campanha do histórico Metropol nos anos 60.

As informações são do Diário Catarinense.


Notícias Relacionadas

22/03/2003 18h41min
Figueirense e Caxias disputam o título estadual de 2003
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.