Notícias

 | 21/03/2003 01h45min

Tricolor perde para o Pumas por 1 a 0 pela Libertadores

Time gaúcho não suportou a pressão adversária e a altitude mexicana

O Grêmio não suportou à pressão do Pumas na altitude de 2,2 mil metros da Cidade do México nesta quinta à noite, dia 20. A equipe comandada por Tite sofreu o gol aos 34 minutos do segundo tempo. González marcou de cabeça para os mexicanos após um cruzamento da direita. Durante toda a partida, o time asteca criou jogadas de ataque, enquanto o tricolor se manteve em demasia na defesa, apostando em efêmeros contra-ataques.

O resultado dá a liderança do Grupo 5 da Libertadores ao Peñarol, com sete pontos. O Grêmio também está empatado em pontos, mas perde no saldo de gols e precisará de uma vitória nos próximos dois jogos para assegurar a vaga à próxima fase. O Pumas também ressuscita na tabela e aparece agora com seis pontos. O Bolivar é o lanterna.

Não disfarçando que se poupou na primeira etapa, o Grêmio evitou arranques e contra-ataques rápidos para não se desgastar de forma precipitada. Mas cuidou demais da parte física e não ousou. Os 45 minutos iniciais foram praticamente disputados no campo tricolor. Para ter uma idéia, os dois zagueiros do Pumas passaram a maior parte do tempo atuando no círculo central do gramado. Os mexicanos vieram com muita disposição e força ofensiva para a partida, mas com pouca precisão.

O time comandado pelo ex-jogador Hugo Sanchez desperdiçou muitas finalizações, a começar com uma cabeçada de Lozano logo aos 2 minutos de jogo. Depois disso, o Pumas ainda errou chutes da entrada da área e cruzamentos. O Grêmio só foi dar as caras no ataque aos 40 minutos. Rodrigo Fabri puxou o contra-ataque a partir do meio-campo, fazendo boa jogada individual e encontrou Caio, que bateu forte da entrada da área. A boa caprichosamente encobriu o goleiro Esdras Rangel, mas encontrou o travessão, assustando a torcida mexicana presente.

A etapa complementar não foi diferente. Se aproveitando do fator local e jogando com a altitude como 12º jogador, o Pumas permaneceu na pressão, enquanto Claudiomiro e Polga afastavam de qualquer maneira as bolas alçadas e cruzadas na área gremista. A única alteração que Tite fez na equipe foi retirar Gilberto, que retornou após longo período de afastamento por lesão muscular, e colocar o volante Gavião. O ala atuou como armador no 4-4-2 armado para este confronto. A tentativa foi aumentar o poder de marcação e reter a posse de bola.

Entretanto, os ataques do Pumas foram incessantes. Aos 35 minutos finais, após uma bola mal afastada o time mexicano cruza da esquerda. González, que entrou no decorrer da partida, cabeceou forte. Danrlei ainda chegou a espalmar a bola, mas com força insuficiente para evitar que entrasse no gol e a derrota em solo mexicano.

O próximo compromisso do Grêmio pela Libertadores é no dia 1º de abril, no Estádio Olímpico, quando recebe o Peñarol, atual líder do Grupo 5.

JULIANO ROUSSELET SCHÜLER
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.