| 04/01/2009 19h45min
O Grêmio ainda não definiu o elenco que vai iniciar o Gauchão 2009. Alguns jogadores podem sair - Léo e Felipe Mattioni fazem parte das especulações - e a diretoria busca um novo atacante. Mesmo assim, a comparação com as últimas seis temporadas aponta a menor mudança na base gremista desde 2003.
Se Celso Roth mantiver o 3-5-2, e contar com as permanências de Léo e Mattioni, o time-base do Grêmio para a primeira partida do Estadual - contra o Inter-SM deve ter Victor; Léo, Rafael Marques e Réver; Mattioni (Souza), Willian Magrão, Tcheco, Souza (Diogo) e Fábio Santos; Reinaldo (ou um reforço) e Alex Mineiro.
São apenas três mudanças frente ao time que venceu o Atlético-MG em dezembro do ano passado, no encerramento do Brasileirão. O Grêmio encerrou o Nacional com Victor; Léo, Jean e Réver; Souza, Rafael Carioca, Willian Magrão, Tcheco e Helder; Marcel e Perea.
São uma troca na zaga (Jean por Rafael), uma na ala-esquerda (Helder por Fábio Santos) e uma no ataque (Marcel por Alex Mineiro). Souza no meio em lugar de Rafael Carioca, e Felipe Mattioni no lugar do próprio Souza na ala, são apenas reajustes de jogadores que já estão no elenco e participaram de muitos jogos.
O número de mudanças na base, do último jogo de 2008 para o primeiro de 2009, pode subir para quatro se for confirmada a contratação de um atacante, que faria companhia a Alex Mineiro. Ou para cinco, se Mattione sair, tendo duas hipóteses: Souza na ala e Diogo de volante; ou Ruy na ala. Mesmo assim, o número seria o menor das últimas cinco temporadas.
Entre o encerramento dramático do Brasileirão de 2003, contra o Corinthians, e a estreia no Gauchão de 2004, frente ao Glória, o Grêmio apresentou seis mudanças no time-base.
No mesmo ano o Grêmio encerrou o Brasileirão rebaixado, frente ao Guarani. E nesta temporada houve a maior mudança. Em comparação com o encerramento de 2004, na primeira partida de 2005 - estreia no Gauchão contra o Caxias, o Grêmio alterou todo o time-base. Foram 11 trocas.
Frente ao Náutico, o Grêmio conseguiu o acesso à Série A no último jogo de 2005. E a partida inaugural de 2006 - estreia no Gauchão contra o Veranópolis (se Lucas não for considerado uma alteração) o time-base do Grêmio emplacou seis mudanças em um mês.
O ano de 2006 se encerrou com a partida entre Grêmio e Fortaleza, pelo Brasileirão. São seis mudanças em comparação com o time da primeira partida de 2007 (contra o São José-Poa, no Gauchão).
O Grêmio terminou 2007 rebaixando o Corinthians. O time foi modificado em oito posições, comparando-se com a equipe que iniciou 2008 contra o 15 de Novembro, no Gauchão.
CLICRBSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.