| 15/03/2003 17h55min
O Inter poderia ter selado a liderança do Grupo 1 do Gauchão 2003 com goleada na tarde deste sábado, dia 15, mas a equipe acabou deixando escapar a vitória ao permitir que o Juventude empatasse a partida em 3 a 3 no Estádio Beira-Rio depois de estar vencendo por 3 a 0 ao final do primeiro tempo. Apesar do empate, o colorado terminou a primeira fase na liderança do Grupo 1. Com 11 pontos, o Inter deve levar para as semifinais a vantagem de jogar por dois empates e decidir o confronto em casa. Os critérios de desempate na próxima fase ainda não foram definidos.
A equipe do Inter começou o jogo pressionando e, logo aos 8 minutos do primeiro tempo, abriu o placar. Gavilán cobrou escanteio, a bola percorreu toda a extensão da área e Fernando Cardozo, de primeira, acertou o canto esquerdo do goleiro Magna. Mesmo com a vantagem de 1 a 0 no placar, a equipe de Muricy Ramalho não se acomodou e foi para cima do Juventude. O jovem craque Diego e o estreante Nilmar escapavam com facilidade da marcação e promoviam belas tabelas. Já o Juventude, acuado, limitava-se a jogadas de contra-ataque.
A superioridade do Inter na primeira etapa resultou em mais dois gols, ambos de pênalti. No primeiro deles, aos 43 minutos, Nilmar recuperou uma bola perdida na linha de fundo e partiu pra cima do zagueiro Renato, que não viu outra alternativa senão cometer a falta. Gavilán cobrou rasteiro e forte, no canto direito, sem chances para Magna. Um minuto mais tarde, Flávio invadiu a área e sofreu falta de Wellington. Gavilán repetiu o chute e marcou 3 a 0 para o Inter.
O Juventude voltou para o segundo tempo disposto a reverter o resultado. O técnico Cristóvão Borges fez duas substituições, sacando os alas Neto e Wellington e colocando Dante e o centroavante Geufer. Mesmo com uma equipe mais ofensiva em campo, o Juventude não levava perigo ao gol de João Gabriel. A partida ficou apática, mas o Inter continuava melhor, com o domínio do meio de campo. Na última tentativa de mudar o quadro do jogo, Cristóvão colocou o meia Rodrigo Pontes no lugar do volante Fernando, e só então o Ju começou a levar perigo ao gol colorado.
Num cruzamento da direita, aos 28 minutos, a bola bateu na mão do zagueiro Vinícius e o juiz assinalou o terceiro pênalti da partida. Geufer bateu à meia altura, no canto esquerdo, e marcou o primeiro da equipa da Serra. Oito minutos depois, após cobrança de escanteio, Michel escorou de cabeça e Hugo, também de cabeça, fez o segundo do Juventude. O empate veio no final, aos 44 minutos. Após cobrança de falta, a bola sobrou na pequena área e Dante, depois de dividir com o goleiro João Gabriel, empurrou para o fundo das redes.
Os critérios de desempate que serão utilizados nas semifinais do Gauchão ainda não foram definidos pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), pois o regulamento da disputa teve que ser mudado depois que a CBF tirou algumas datas do calendário. De acordo com o novo sistema de disputa, haverá cruzamento olímpico nas semifinais, com o primeiro colocado de um grupo enfrentando o segundo do outro em jogos de ida e volta. A FGF vai esperar pela definição dos outros dois semifinalistas para rediscutir as regras.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.