Notícias

 | 23/12/2008 10h04min

Próximo do título, Boca Juniors encara o Tigre pelo Apertura

Time visitante pode até perder por um gol de diferença para levar a taça

O Boca Juniors encara o Tigre, nesta terça-feira, no Estádio Juan Domingo Perón, em Avellaneda, podendo empatar ou até perder por um gol de diferença para faturar o Torneio Apertura da Argentina na última partida do triangular final. O SporTV transmite o jogo ao vivo, a partir das 20h45min (de Brasília). As informações são do GloboEsporte.com.

Boca, Tigre e San Lorenzo ficaram com 39 pontos ao final da classificação e o regulamento prevê que, caso o campeonato termine com dois ou mais times empatados na primeira posição, jogos extras definirão o campeão. Enquanto o Boca já teve o gosto de ser campeão argentino 28 vezes - embora não vença há dois anos e meio -, o modesto Tigre busca o primeiro título de sua história, após quase chegar lá no Apertura do ano passado.

Todos os fatores colocam a equipe de La Bombonera como favorita, mas o time terá dois desfalques importantes para o jogo: o meia Juan Román Riquelme, e o colombiano Vargas, ex-Inter, ambos suspensos pelo acúmulo de cartões amarelos. Outros dois possíveis desfalques são o meia Dátolo, com dores musculates, e o lateral-direito Hugo Ibarra, com problemas no joelho.

Quem também não joga é o jovem zagueiro Forlín, que sofreu um traumatismo no crânio ao bater cabeça com Silvera, do San Lorenzo, na partida de sábado. As principais opções do técnico Carlos Ischia para montar a equipe são Leandro Gracián ou Nicolás Gaitán para o lugar de Riquelme, enquanto Cristian Chávez ou Álvaro González podem substituir Vargas.

O ex-jogador Diego Cagna, técnico do Tigre - e ex-jogador do Boca -, disse que o adversário certamente sentirá a ausência de Riquelme.

– Eles sentirão a falta de Riquelme, mas quem jogar em seu lugar certamente vai querer se destacar – comentou o técnico.

O Tigre, que voltou à primeira divisão em 2007 após quase 25 anos na segundona, perdeu de 2 a 1 para o San Lorenzo na estréia do triangular final e precisa de um triunfo com pelo menos dois gols de diferença para ser campeão. O San Lorenzo, que também estava na disputa, acabou eliminado ao perder para o Boca de 3 a 1 no último sábado.

Se o Boca não terá Riquelme e o colombiano Vargas, o Tigre vai a campo sem o goleiro Islas, o melhor da temporada argentina, e o meio-campo Diego Castaño, ambos suspensos. Luis Ardente, que nunca disputou um jogo na elite do futebol argentino, será o substituto de Islas.

Por razões de segurança, a venda de ingressos foi limitada durante todo o triangular. Com isso, apenas 33 mil lugares foram disponibilizados para a decisão.

Definições da Libertadores

Boca e San Lorenzo já tinham vaga garantida pela pontuação obtida na temporada, assim como o Lanús (campeão do Apertura 2007/2008) e o River Plate (campeão do Clausura 2007/2008 _ e lanterna do atual Apertura). Se o Boca confirmar o título, entra como campeão do Apertura 2008/2009 e leva junto o terceiro time que mais fez pontos, o Estudiantes que, neste caso, disputará a fase preliminar. O San Lorenzo cairia no Grupo 4.

Se o Tigre for campeão, vai estrear com pompa na Libertadores, como cabeça-de-chave do relativamente fraco Grupo 2. Daí, o Boca vai para o Grupo 4, e o San Lorenzo passa para a fase preliminar.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.