| 12/11/2008 11h59min
O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, criticou a introdução do Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers, na sigla em inglês) na Fórmula-1 em 2009. Segundo o dirigente, o desenvolvimento da tecnologia é muito caro e ele duvida se ela terá serventia para o desenvolvimento dos carros de rua. As informações são do GloboEsporte.com.
As equipes da Fórmula-1 serão liberadas para usar o Kers já no início da próxima temporada. A intenção é melhorar as credenciais ambientais da categoria e ser pioneira no conceito da reutilização de energia. Mas Montezemolo é contra a mudança, principalmente por causa dos custos da novidade.
– O futuro parece bem complicado com o novo regulamento. Sentimos que a introdução do Kers já em 2009 será um erro e nós apoiamos a Fórmula-1 como um local para desenvolvimento de novas tecnologias. Mas esse sistema nas corridas será diferente do usado futuramente nos carros de passeio. Os custos são proibitivos e estudamos propostas com as equipes para cortar gastos – disse Montezemolo, em entrevista à revista italiana Autosprint.
Para o dirigente, algumas iniciativas das equipes já surtirão efeitos nos cortes de custos para 2009. Segundo ele, só com a adoção do motor para três corridas, o gasto cairá pela metade neste quesito.
– O motor para três corridas a € 10 milhões (mais de R$ 27 milhões) já significa o corte da metade dos custos comparado a 2008. Em 2011, chegaremos a € 5 milhões (mais de R$ 13 milhões). Além disso, reduziremos os testes para 15 mil quilômetros anuais. Acho que tudo precisa obedecer ao bom senso. Nossas propostas para o ano que vem têm dois objetivos: ajudar os times menores e permitir que a Fórmula-1 continue na vanguarda da tecnologia. É impensável que grandes fabricantes de carros aceitem renomear um motor feito por outro – salientou.
Carro de testes
O carro que a Ferrari usará nos testes de inverno já foi batizado. O F2008K será um modelo híbrido entre o deste ano e as adaptações feitas para o novo regulamento. A letra K do nome, inclusive, designa o uso do Sistema de Recuperação de Energia Cinética, conhecido por sua sigla em inglês: Kers.
O F2008K terá condições de andar em várias condições diferentes. No início, para simular a presença do Kers, serão usados lastros no carro. Assim que a unidade ficar pronta, será colocada imediatamente no modelo. A estréia deve acontecer em Fiorano e Luca Badoer o pilotará em Barcelona, na próxima semana.
Luca di Montezemolo (de terno) posa com Raikkonen, Domenicali e Massa no Ferrari Day
Foto:
Divulgação, Ferrari
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