Notícias

 | 03/11/2008 19h10min

Grêmio precisa de 100% de aproveitamento para levar o título

Krieger confia que oito pontos em 15 serão suficientes para vaga à Libertadores

O empate com o Figueirense no Estádio Olímpico deixou o Grêmio distante dois pontos do novo líder do Brasileirão, o São Paulo, mas com apenas três pontos de vantagem sobre o primeiro time fora do G-4, o Flamengo. Na avaliação do assessor de futebol do Grêmio, André Krieger, o time não pode mais perder pontos se quiser garantir a taça. Já para a vaga na Libertadores 2009, a projeção é fazer oito pontos dos 15 que ainda estão em jogo.

— Para chegar ao título, dos 15 que restam temos que fazer os 15 e até 16, se fosse possível. Terminou, é proibido perder pontos. Continuamos buscando o título. A diferença é mínima, são dois pontos e, em uma rodada, tudo isso se desfaz. Então, seguimos com esse propósito — salientou Krieger.

Apesar da proximidade dos adversários, o dirigente confia que com oitos pontos o time se garante na competição continental:

— Para a Libertadores, ganhando em casa o que tem pela frente já se abre a possibilidade bem grande de conquistar a vaga. São seis pontos em casa e dois empates fora. Isso já seria suficiente.

Conforme o matemático Tristão Garcia, as chances do Grêmio conquistar o tri do Brasileiro caíram para 12% e o time gaúcho tem 83% de chances de assegurar lugar na Libertadores. Os cálculos do professor confirmam as projeções de Krieger.

— Para conquistar o título, o Grêmio teria que ganhar todos os jogos e torcer para que o São Paulo tropece. Menos que isso vai depender demais dos outros. Para a Libertadores, aqueles 68 pontos que se falou antes continuam valendo, seja para pegar a vaga entre os três ou entre os quatro — destacou.

Garcia salientou ainda as chances de São Paulo e Palmeiras disputarem a competição continental no próximo ano:

— Há 93% de chances de duas das quatro vagas à Libertadores serem ocupadas por Palmeiras e São Paulo. Significa dizer que restam duas vagas para três.

Problemas para enfrentar o Palmeiras

Sobre os desfalques do Grêmio para encarar o Palmeiras, às 17h de domingo no Parque Antárctica, André Krieger destacou que esses problemas são naturais no final do campeonato e que acredita na qualidade dos jogadores que o técnico Celso Roth tem à disposição. Em relação à pressão pela perda da liderança, o assessor de futebol reiterou que há todo um trabalho para se manter a tranqüilidade no grupo:

— A pressão sempre houve no segundo turno, tão logo vieram as primeiras derrotas. E a dificuldade de ganhar fora fez com que ela aumentasse ainda mais. O Grêmio tem que ver isso com equilíbrio, procura passar aos jogadores tranqüilidade. Temos buscado fazer isso de todas as formas, passar calma, as coisas ainda estão aí para serem conquistadas. Temos o Palmeiras e vamos a São Paulo para fazermos o crime.

CLICRBS
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.