Notícias

 | 19/09/2008 22h24min

Avaí empata com América-RN em casa e se mantém no G-4

Leão saiu na frente, mas cedeu empate aos 26 do segundo tempo

Michele Cardoso  |  michele.cardoso@rbsonline.com.br

O Avaí esteve na frente por 20 minutos, mas não conseguiu segurar a vantagem em cima do América-RN quando o time visitante se tornou mais ofensivo. Com o placar em 1 a 1, o Leão desperdiçou dois pontos em casa, em uma noite que poderia representar a retomada da vice-liderança, já que o terceiro colocado, o Santo André, empatou com o São Caetano, e o Vila Nova perdeu para o Juventude.

Leão no G-4

Mesmo assim, o Avaí terminará a rodada na quarta colocação, um ponto atrás do Santo André e do Vila Nova, com quatro pontos à frente do quinto colocado, o Bragantino, que joga neste sábado, às 16h, e pode encostar no G-4, ficando a apenas um ponto do Leão. Com o empate, o Avaí manteve a invencibilidade na Ressacada, com nove vitórias e quatro placares em igualdade.

O jogo

No primeiro tempo, o Avaí pressionava mais. Não tanto por jogadas bem armadas, mais por chutes de fora da área e tentando fazer uso da bola parada, sobretudo nos escanteios, já que a defesa americana estava bem postada e sem cometer muitas faltas.

O primeiro susto que o América-RN deu na torcida foi em dose dupla. Sousa lançou Max pelo centro da área e Martini se adiantou para tirar a bola por baixo. O pé do atacante ficou no rosto do goleiro, que precisou receber atendimento médico mas, para o alívio da torcida, permaneceu em campo.

Com uma postura mais ofensiva, o Leão pressionou muito mais, enquanto os visitantes atuaram no contra-ataque com qualidade. Mesmo assim o primeiro tempo foi morno e os gols só vieram na etapa final.

Aos 7 minutos do segundo tempo, Evando abriu o marcador para o Avaí, em um chute certeiro, de fora da área, que morreu no canto de Fabiano e balançou a rede para a alegria na Ressacada.

Aos 26 minutos, porém, Marcelo Nicácio, que recém tinha entrado na partida, anotou o gol do empate. Saulo cobrou falta da entrada da área pela direita, cruzando na segunda trave e Nicácio cabeceou sem chances a Martini.

No final, só deu Avaí. O time teve diversas chances de empate, com Evando, Marquinhos e Abuda, porém parou na barreira americana e não aproveitou suas chances em bola parada, mais numerosas no segundo tempo, quando o time visitante forçou a marcação na intermediária.

As substituições

Silas mexeu no time logo no primeiro tempo. Percebeu que o lateral-direito do Vila Nova estava ganhando em velocidade de Fábio Fidélis e substituiu o ala pelo meia Juliano. Assim, o volante Batista cobriu a esquerda.

Depois, no segundo tempo, colocou Abuda no lugar de William logo aos 20 minutos. Reintegrado ao grupo após dois meses sem atuar, o atacante demonstrou raça em campo e teve sua chance de gol aos 44, quando Batista cruzou e Abuda cabeceou. A bola foi para fora, mas passou muito próxima à trave.

A outra alteração de Silas — a entrada de Cocito no lugar de Valber, aos 23 do segundo tempo — foi estratégica, em função de uma alteração tática do América-RN, que substituiu seus atacantes e deu novo fôlego à linha de frente. Tanto é que, apenas quatro minutos após entrar em campo, Nicácio empatou o jogo.

Próxima rodada

Na próxima terça-feira, a Série B tem rodada cheia, deixando apenas o duelo Corinthians x Bragantino para quarta. O Avaí encara o Ceará fora de casa, às 21h45min, no Castelão, em Fortaleza, enquanto o América-RN enfrenta o Paraná, às 19h30min, no Durival de Brito, em Curitiba.

Gols: Evando, aos sete minutos do segundo tempo (Avaí) e Marcelo Nicácio, aos 26 do segundo tempo (América)
Cartões Amarelos: Juliano (A) ;Saulo, Max (Am)
Arbitragem: Fabrício Neves Correa, auxiliado por Júlio César Rodrigues Santos e João Lúcio Monteiro de Souza Júnior (trio RS).
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis
AVAÍ (1) AMÉRICA-RN (1)
Eduardo Martini; Arlindo Maracanã, Cássio, Emerson e Fábio Fidélis (Juliano); Marcus Winícius, Batista, Marquinhos e Valber (Cocito); William (Abuda) e Evando.
Técnico: Silas
Fabiano; Maizena, Robson, Adalberto e Vandinho; Júlio Terceiro, Maranhão, Saulo (Jimmyi) e Souza; Cascata e Max (Marcelo Nicácio).
Técnico: Ruy Scarpino
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.