| 10/02/2003 13h44min
O ministro de Defesa da Alemanha, Peter Struck, disse nesta segunda, dia 10, não haver nenhum plano formal de paz assinado pela França e por seu país a respeito do Iraque e que estavam ainda cruas as discussões para evitar a guerra por meio da intensificação das inspeções de armas.
A iniciativa, divulgada pela primeira vez na revista alemã Der Spiegel no último sábado, dia 8, foi recebida com um otimismo cauteloso pela Rússia, mas criticada por autoridades norte-americanas. A França mais tarde gerou confusão ao negar sua contribuição aos planos.
Segundo Struck, a Alemanha e a França desejavam que soldados da Organização das Nações Unidas (ONU) dessem apoio aos inspetores e traçariam um plano quando os chefes das inspeções, Hans Blix e Mohamed ElBaradei, divulgassem, na sexta-feira, um novo relatório diante do Conselho de Segurança da organização internacional.
O chanceler alemão, Gerhard Schroeder, disse no domingo que ele e o presidente russo, Vladimir Putin, haviam concordado com a idéia de que os inspetores continuem a procurar por armas no Iraque, mas negou existirem planos secretos de paz, informou a Der Spiegel. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.