Notícias

 | 05/02/2003 15h52min

China pede que ONU dê mais tempo a inspetores no Iraque

O ministro das Relações Exteriores da China, Tang Jiaxuan, pediu ao Conselho de Segurança da ONU nesta quarta-feira, dia 5, para permitir que os inspetores de armas da organização continuem seu trabalho no Iraque.

– Nós devemos respeitar o parecer das duas agências (de inspeções da ONU) e apoiar a continuação de seu trabalho - disse Jiaxuan.

Ele falou após ouvir as declarações de Colin Powell, secretário de Estado norte-americano. Powell afirmou que o Iraque possui programas de armas ilegais e está escondendo-as dos inspetores. A Comissão de Inspeção, Verificação e Monitoramento da ONU e a Agência de Energia Atômica Internacional "têm trabalhado muito e sua opinião agora é que ainda não estão em condições de emitir conclusões'', disse Jiaxuan.

Em apresentação que usou como fontes a Inteligência dos EUA, satélites espiões, escutas telefônicas e desertores iraquianos, Powell argumentou que o Iraque escondeu equipamentos de seus programas de armamento para zombar os inspetores que buscavam evidências de armas químicas, biológicas e nucleares proibidas por resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Com informações da Agência Reuters.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.