Notícias

 | 22/07/2008 11h11min

É uma responsabilidade grande substituir Robinho, diz Ramires

Depois de defender o JEC em 2007, o jogador é destaque do Cruzeiro no Brasileirão

Antônio Tomaz  |  antonio.tomaz@an.com.br

Não faz muito tempo, no início de 2007, o rapaz franzino caminhava pela ponte Mauro Moura e descia a rua Inácio Bastos, no bairro Bucarein, em Joinville (SC). Chegava na Arena, para treinar. Com a timidez, uma das características marcantes, falava em se destacar no Campeonato Catarinense. Não deu, o Joinville fez a pior campanha da história do clube na competição, ele machucou a unha do dedão, ficou alguns jogos fora e deixou a equipe antes do fim da competição.

A lesão poderia parecer azar, mas o volante Ramires é um predestinado. Acabou indo para o Cruzeiro, ganhando chances no time principal e se destacando. Mais uma vez o destino, um pouco de sorte, oportunismo e voltaram a bater na porta do jogador. O Real Madrid não liberou Robinho para as Olimpíadas de Pequim, e o técnico Dunga lembrou do rapaz franzino que há um ano ia de bicicleta para os treinos do JEC.

Ramires chegou no juvenil do tricolor no segundo semestre de 2005. Foi descoberto na Taça Rio, um torneio que categoria de base disputava no Rio de Janeiro. Começou a aparecer no Catarinense de 2006, quando o técnico Sergio Ramires comandava a equipe. A mudança para o Cruzeiro foi em abril de 2007. Foi por empréstimo e no Brasileiro do ano passado, foi um dos destaques do clube mineiro.  

A Notícia - Onde você estava quando recebeu a notícia sobre a convocação?
Ramires - Eu estava na Toca (da Raposa, centro de treinamentos do Cruzeiro).

AN - Estava treinando? Quem te avisou?
Ramires - É, estava treinando. Foi o Maluf (Eduardo Maluf, diretor de futebol do Cruzeiro).

AN - Qual foi a primeira pessoa para quem você contou sobre a convocação?
Ramires - Ah, é que a imprensa já tinha divulgado bem sobre a convocação que todo mundo já sabia.

AN - Como você recebeu a notícia?
Ramires - Eu não esperava mais. Dia 23 já aí perto, eu não esperava mais. Para mim já até tinha saído outro nome, mas não o meu né. Mas tranqüilo. Agora que a ficha está caindo aos pouquinhos.

AN - A concorrência no time é grande. Você acha que pode brigar por uma vaga entre os titulares?
Ramires - Olha, eu estou indo para buscar a vaga. Realmente, agora que estou no grupo, estou entre os 18, é chegar lá e trabalhar para que eu posso estar no time titular.

AN - Você está entrando na vaga de um atacante. O que você acha que fez o Dunga te escolher e não optar por outro jogador da mesma posição de Robinho?
Ramires - Eu não sei, eu esperava que ele convocasse um atacante. Sinceramente, não esperava que ele fosse me chamar. Isso aí quem pode falar é só ele. Acho que é uma responsabilidade grande estar substituindo o Robinho, mas acima de tudo, não estou só substituindo o Robinho, estou indo representar o Brasil. Então, essa é a responsabilidade maior. Trazer esse ouro que o Brasil ainda não tem. É ir com este pensamento para tentar buscar este ouro para o Brasil.

AN - Mas no Cruzeiro você está jogando mais avançado, como um volante mais avançado?
Ramires - Acho que pode ser, como pode não ser. Até porque teve a primeira lista e eu não fui. Agora estou indo por causa da contusão de um companheiro. Acho que o bom é ser lembrado.

AN - Essa é a maior conquista da tua carreira?
Ramires - Claro que sim, essa (convocação) e minha chegada no Cruzeiro também foi uma conquista muito grande. Acho que no momento que eu cheguei aqui e comecei a mostrar meu futebol, com certeza foi uma conquista boa. Agora essa aí está coroando todo um trabalho que eu venho fazendo aqui no Cruzeiro.

AN - Como está a expectativa?
Ramires - Agora está batendo uma ansiedade, mas tranqüilo. Só a hora que chegar lá... É uma oportunidade única.   

Bruno Magalhães, EFE  / 

Ramires (E) estava treinando na Toca da Raposa quando soube da convocação
Foto:  Bruno Magalhães, EFE


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

21/07/2008 19h26min
Ramires se surpreende com a convocação de última hora
21/07/2008 17h36min
Dunga convoca Ramires para o lugar de Robinho
21/07/2008 17h26min
CBF critica Real Madrid por impedir ida de Robinho a Pequim
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.