Notícias

 | 09/07/2008 23h48min

Grêmio segura o Santos na Vila Belmiro

Arbitragem foi bastante criticada no empate de 1 a 1 pela 10ª rodada

Vinicius Rebello  |  vinicius.rebello@rbsonline.com.br

O Grêmio saiu vencendo, mas não conseguiu suportar a pressão do Santos na Vila Belmiro e acabou cedendo o empate de 1 a 1, em jogo válido pela 10ª do Brasileirão. O meia-atacante gremista Rodrigo Mendes abriu o placar usando a cabeça aos 25 minutos do primeiro tempo. Aos 45 da etapa inicial, Michael fez o gol dos paulistas. A arbitragem de Gutemberg de Paula Fonseca provocou a ira dos jogadores do Grêmio, já que o carioca não assinalou duas penalidades para os gaúchos.

Com o resultado, o Tricolor chegou aos 18 pontos ganhos e permanece na zona de classificação para a Copa Libertadores, pelo menos até quinta-feira. Caso Cruzeiro e Palmeiras vençam suas partidas, ultrapassam o Grêmio.

Em Brasileiros, Santos e Grêmio já se enfrentaram 38 vezes. O Tricolor tem 12 vitórias contra 17 do Santos e nove empates. A última vez que o clube gaúcho conseguiu os três pontos jogando na Vila Belmiro foi no Nacional de 1999.


Primeiro tempo de lances fantásticos

Se no jogo contra o Botafogo faltou emoção, o primeiro tempo de Grêmio e Santos foi recheado de lances incríveis. Com um ataque muito veloz, a equipe santista partiu para cima desde o início do confronto e o Tricolor, da maneira que conseguia, tentava responder.

Os jovens Maikon Leite e Tiago Luís deram muita dor de cabeça aos zagueiros do Grêmio na primeira etapa do duelo. Depois de um certo equilíbrio no início, o Santos passou a dominar o confronto e empilhar situações contra a meta de Victor.

Rodrigo Mendes abre o placar

No momento em que o Santos era dono do jogo, o árbitro carioca Gutemberg de Paula Fonseca não marcou uma penalidade máxima de Fabão sobre Perea, dando início a uma série de erros que viriam na seqüência.

Aos 25 minutos, o incansável Paulo Sérgio apareceu na esquerda e cavou um escanteio para o Grêmio. O próprio lateral-direito cobrou e Rodrigo Mendes se antecipou para desviar de cabeça para o fundo das redes de Fábio Costa: 1 a 0.

O gol deu um alento ao time gremista. Rodrigo Mendes começou a aparecer mais para a partida e criou um lance que poderia acabar no segundo gol tricolor. Experiente, o jogador deu um lindo toque de calcanhar até Réver, que se viu de frente com Fábio Costa. O chute saiu em cima do goleiro santista, que fez a defesa.

Depois de desperdiçar uma excelente oportunidade de ampliar o escore, o Grêmio entrou na correria do Santos e se deu mal. Aos 43, o goleiro Victor protagonizou um verdadeiro milagre na Vila Belmiro. Escanteio cobrado da direita, a bola passou por todo mundo até que Kléber tocou no canto. O goleiro gremista, com o pé, enfiou o bico nela antes que ultrapassasse completamente a linha.

Logo depois, aos 45, um lance impressionante. Ao ver Victor adiantado, Apodi arriscou quase do meio de campo. A bola viajou e explodiu no travessão. No desespero, o goleiro do Grêmio deu um balão para afastar o perigo. Na sobra, cruzamento da direita e Michael pegou de primeira para empatar a partida: 1 a 1.

Grêmio melhora no segundo tempo

Empolgado com o empate no final da etapa inicial, o Santos veio com tudo para o segundo tempo e amassou a equipe de Celso Roth no início. Vendo a situação crítica, o treinador do Grêmio sacou Rodrigo Mendes e colocou André Luís para dar maior velocidade ao time. O zagueiro Jean também entrou na vaga de Réver, que saiu lesionado.

Depois da pressão santista, a zaga do time da casa resolveu dar uma força aos gaúchos. Aos 18 minutos, Marcel recebeu um presente da defesa adversária e ficou de frente para o "crime". O chute não poderia ter saído pior, pela linha de fundo.

Mais um erro do árbitro

Dois minutos depois, o árbitro Gutemberg de Paula Fonseca foi quem, mais uma vez, ajudou os paulistas. Fabão derrubou Marcel dentro da área e o juiz mandou seguir. Na sobra, Perea chutou na trave de Fábio Costa.

O goleiro Victor, como vem ocorrendo seguidamente, foi um dos destaques do time do Grêmio, ao lado de Willian Magrão. Aos 26 minutos, ele defendeu uma cobrança de falta feita por Adriano no ângulo direito. O colombiano Molina teve boa chance também para desempatar aos 29, mas chutou para fora.

Próxima rodada

O Grêmio encara agora a Portuguesa, domingo, no Estádio Olímpico Monumental. O time de Celso Roth não vence uma partida há três jogos.

Contra a Lusa, Tcheco deve ser a novidade. O jogador foi liberado pela Justiça do Trabalho e deve estar em condições até o final de semana. Perea e Willian Magrão, com três cartões amarelos, são desfalques.

Cesar Greco, Foto Arena/Gazeta Press / 

Rodrigo Mendes corre para comemorar o gol do Grêmio
Foto:  Cesar Greco, Foto Arena/Gazeta Press


Clube da Bolinha: Só um empate na Vila
Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

10/07/2008 01h01min
Roth elogia postura da equipe do Grêmio contra o Santos
10/07/2008 00h49min
Willian Magrão comemora mudança de atitude do Grêmio
09/07/2008 23h52min
Flamengo empata com o Atlético-MG no Mineirão e segue líder
09/07/2008 23h52min
São Paulo leva virada do Náutico pelo Brasileirão
09/07/2008 22h42min
Fluminense goleia Atlético-PR e deixa a lanterna
09/07/2008 22h40min
Vitória goleia e complica vida do Botafogo
09/07/2008 21h33min
Coritiba reencontra a vitória com goleada diante da Portuguesa
09/07/2008 21h27min
Inter muda no segundo tempo e vence o Goiás
09/07/2008 18h39min
Tcheco deve ser liberado para jogar pelo Grêmio no domingo
09/07/2008 08h14min
Grêmio tentará antecipar inscrição de Souza na CBF
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.