| 26/06/2008 16h39min
Tranqüilidade. Eis a dica do ex-atacante Jorge Veras para os estreantes do Grêmio em clássico Gre-Nal. E não serão poucos: pelo menos oito jogadores do atual elenco tricolor devem experimentar o gostinho do clássico pela primeira vez neste domingo.
Do provável time titular, apenas os zagueiros Leo e Pereira e o volante Eduardo Costa já disputaram o maior clássico gaúcho. Victor, Réver, Paulo Sérgio, Hélder, Willian Magrão, Roger, Perea e Marcel terão pela primeira vez essa experiência.
– Gre-Nal é um jogo diferente, que mexe com todo o povo gaúcho. Mas é só eles terem tranqüilidade e jogarem o futebol que estão jogando – diz Veras, por telefone, de Fortaleza, onde atualmente treina as categorias de base do time de mesmo nome.
Jorge Veras tem autoridade para dar dicas. Afinal, estreou com a camisa do Grêmio fazendo dois gols em um Gre-Nal, no dia 29 de março de 1987, vencido pelo Grêmio por 2 a 1. Naquele jogo, ele tinha a responsabilidade de substituir ninguém menos do que Renato Portaluppi, vendido para o Flamengo.
– Muita gente achava que não ia dar certo porque eu era um jogador desconhecido, vindo do Criciúma, e tinha que substituir o Renato. Eu fique temeroso de o time perder e transferirem a responsabilidade para mim, mas tive a felicidade de fazer dois gols e ser o escolhido o melhor jogador da partida – recorda.
A brilhante estréia com a camisa tricolor fez Jorge Veras cair nos braços da torcida gremista. No mesmo ano, ele marcou o terceiro gol na vitória por 3 a 2 sobre o Inter, que deu o tricampeonato gaúcho ao Grêmio. Suas atuações nos clássicos seguintes lhe renderam o apelido de “Homem Gre-Nal”.
Sempre que pode, Jorge Veras acompanha o Grêmio pela TV e costuma visitar o hotel onde a delegação gremista se hospeda quando vai à capital cearense. Diz já ter visto três jogos do time no atual Brasileirão e faz elogios a três jogadores:
– Eu gostei muito do zagueiro, o Léo. Muito bom jogador esse garoto. E o próprio Roger é um jogador que está fazendo a diferença, pela habilidade dele. Parece que ele está se cuidando e por isso está jogando muito bem. O Perea também me agrada, é um atacante voluntarioso – opina.
O ex-ídolo gremista não verá o Gre-Nal deste domingo. No mesmo horário, deve pegar a estrada rumo a Salvador (BA), onde os juniores do Fortaleza disputarão uma competição. Mesmo assim, diz que vai estar na torcida pelo Grêmio e dá seu palpite:
– Vai ser 2 a 0, um gol do Roger e outro do Perea.
* Notícia atualizada às 10h15min do dia 27/08
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.