Notícias

 | 29/05/2008 15h13min

Manual olímpico é revisado por linguagem inapropriada

Livro continha gafes em relação à atletas com deficiência

A versão em inglês do manual do voluntário para os Jogos Olímpicos de Pequim e para a Paraolimpíada foi retirado nesta quinta-feira do site oficial dos Jogos para passar por uma revisão, após reclamações no modo como o documento tratava os deficientes físicos.

A versão em chinês do manual, ainda na internet, contém frases como "alguns deficientes são isolados, não são sociáveis e são introspectivos, eles normalmente não se oferecem para o contato com as pessoas. Podem ser teimosos e controladores e podem ter problemas em confiar nas pessoas."

Ao tratar de deficientes visuais, o documento diz que "pessoas com deficiência visual são geralmente introvertidas. Têm sentimentos profundos e quase nunca mostram fortes emoções. Lembre-se: ao conhecer uma pessoa com deficiência visual pela primeira vez, não o chame de cego."

Já para pessoas com deficiência motora, o manual afirma que "são geralmente saudáveis mentalmente. Não apresentam diferença na forma como sentem, reagem, memorizam ou pensam em relação a outras pessoas, mas podem ter personalidade forte devido a desfiguração ou deficiência."

Zhang Qiuping, diretor dos Jogos Paraolímpicos, não assumiu as gafes, e disse apenas que a "linguagem inapropriada para descrever pessoas com deficiências" é causada pelas "diferenças culturais e erros na tradução".

Agência Estado
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.