Notícias

 | 16/05/2008 12h56min

Dunga justifica falta de treinos da seleção olímpica

Treinador diz que calendário Fifa impossibilita melhor preparação para a Olimpíada

O técnico Dunga rebateu as críticas de que não vem treinando a seleção olímpica adequadamente. A 84 dias do início dos Jogos Olímpicos de Pequim, o treinador privilegiou os jogadores com menos de 23 anos em apenas um amistoso, realizado em dezembro de 2007, contra a seleção de craques do Campeonato Brasileiro.

A culpa é do calendário da Fifa e dos clubes europeus, alegou Dunga durante a convocação da Seleção realizada nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro. Segundo o treinador, nenhum clube estaria disposto a liberar seus jogadores fora das datas estipuladas pela entidade máxima do futebol mundial.

– Disseram que eu deveria estar treinando a seleção olímpica. Mas onde estão os jogadores? Qual clube vai me liberar os jogadores para treinar em datas fora do calendário Fifa? As pessoas têm de saber disso antes de criticar – disse o treinador.

Dunga convocou 25 jogadores para os amistosos contra Canadá (31 de maio) e Venezuela (6 de julho) e para os jogos das Eliminatórias para a Copa de 2010 contra Paraguai (15 de julho) e Argentina (18 de julho). Destes, apenas seis têm idade olímpica: Diego Alves, Marcelo, Anderson, Diego, Alexandre Pato e Rafael Sobis.

Treinador ainda conta com Kaká

Apesar do Milan já ter se manifestado de que não pretende liberar Kaká para os Jogos Olímpicos, Dunga ainda conta com o jogador. Mais do que isso, o treinador deixou escapar que o craque será um dos três jogadores com idade acima de 23 anos convocados, caso seja liberado pelo seu clube.

– Kaká é um jogador importante. A vontade dele é estar lá (em Pequim) e a nossa é de contar com ele. Gostaríamos de ter os melhores jogadores – declarou o treinador.

A comissão técnica, no entanto, negou que já exista um acordo com o Milan para a liberação do meio-campista. Tudo dependeria do colocação do time no Campeonato Italiano, cuja última rodada será disputada neste final de semana. Se o Milan se classificar para a fase preliminar da Liga dos Campeões, que é disputada em agosto, Kaká não seria liberado.

Outra indefinição está na data de divulgação da lista definitiva para os Jogos. De acordo com informações ainda não confirmadas pela CBF, o time se reunirá no dia 18 de julho e fará a preparação na Europa e na Ásia, antes de chegar na China, três dias antes da Olimpíada. Certo mesmo é que o treinador vai segurar a lista até o último instante.

– Temos que esperar até o último minuto para decidir. Já temos uma programação montada, mas vou esperar até a data limite. Estamos observando jogadores e já temos algumas definições, mas vamos aguardar – declarou o treinador.

VÍDEO: Dunga fala sobre chance de Kaká ir a Pequim

Ricardo Moraes, AP  / 

Dunga (fundo) e o auxiliar-técnico Jorginho convocaram a Seleção nesta quinta-feira
Foto:  Ricardo Moraes, AP


Notícias Relacionadas

08/05/2008 15h14min
Pato quer ouro em Pequim para dedicar a Kaká
08/05/2008 13h29min
Bayern de Munique não libera Lúcio para os Jogos Olímpicos
05/05/2008 11h58min
CBF admite não contar com Kaká para Pequim
20/04/2008 12h13min
Pato adota mesmo discurso de Kaká sobre convocação
07/04/2008 15h11min
Dunga espera que clubes liberem craques para a Olimpíada
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.