Notícias

 | 16/05/2008 10h51min

Resgatadas vivas oito pessoas soterradas por terremoto na China

Tremores de 7,8 graus na escala Richter causaram destruição no país

Atualizada às 13h29min

As equipes de salvamento resgataram nesta sexta-feira com vida oito pessoas, entre elas quatro crianças, que estavam soterradas nos escombros no distrito de Beichuan, um dos mais afetados pelo terremoto da segunda-feira na província de Sichuan (sudoeste da China), segundo a imprensa estadual.

Entre os resgatados estão três alunos de uma escola primária da cidade de Beichuan, sede do distrito do mesmo nome, segundo a agência de notícias Chinanews.

Outro estudante foi libertado dos destroços do edifício que abrigava um instituto de ensino médio que caiu e onde, disseram as equipes de resgate, continuam sendo ouvidos gritos de pessoas soterradas que pedem ajuda, informou a agência oficial Xinhua.

Na mesma cidade, três adultos foram salvos após ficar soterrados entre os restos de dois edifícios.

Na localidade de Qushan, pertencente ao distrito, uma enfermeira de 23 anos foi resgatada após ter sobrevivido 96 horas sob os escombros de uma clínica que foi derrubada.

O terremoto da segunda-feira, de 7,8 graus na escala aberta de Richter e o pior no país em três décadas, causou, segundo dados provisórios oficiais, mais de 22 mil mortos, a maioria deles em Sichuan, onde 14 mil pessoas continuam enterradas sob os escombros.

Com seus 160 mil habitantes, o distrito de Beichuan, cerca de 160 quilômetros do epicentro do tremor, localizado em Wenchuan, ficou reduzido a ruínas e em torno de 80% dos edifícios ficaram destruídos.

Os trabalhos de resgate entraram já em uma etapa crucial ao se esgotarem as possibilidades de sobrevivência dos soterrados passadas 72 horas do desastre, embora as equipes de resgate disseram que "se render não existe em nosso dicionário.

EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.