| 29/03/2008 17h56min
Não foi desta vez que o Juventude conseguiu se livrar da fama de freguês do Grêmio. Na tarde deste sábado, o time de Porto Alegre confirmou o retrospecto recente contra a equipe de Caxias do Sul e venceu por 2 a 1, no Estádio Centenário. Reinaldo marcou os dois gols do Tricolor, enquanto Mendes descontou para o Alviverde.
O resultado deixa o Grêmio com um pé nas semifinais do Gauchão. Como o regulamento nas fases finais do campeonato é semelhante ao da Copa do Brasil, isto é, com saldo de gols qualificado, o time de Celso Roth pode até perder por 1 a 0 o jogo de volta, no próximo domingo, no Olímpico, que mesmo assim estará classificado.
Como era esperado, a partida foi tensa. Em parte, explicada pelo clima criado durante a semana. O Juventude fez questão de mostrar que não tira o pé quando enfrenta o Grêmio – como já virou folclore do futebol gaúcho. Os jogadores dos dois times se estranharam em campo várias vezes.
Nessa embate, o
Grêmio começou melhor e criou as primeiras
oportunidades de gol. Logo aos oito minutos, Roger cobrou escanteio da esquerda e Rudnei arrematou na segunda trave. Michel Alves fez grande defesa, mas o rebote foi parar nos pés de Perea. Livre na pequena área, o colombiano carimbou o travessão e desperdiçou boa oportunidade.
Menos mal para o Tricolor que o primeiro gol saiu no minuto seguinte, em lance que parecia praticamente uma repetição do anterior, mas com um ator novo: Reinaldo. Roger cobrou o terceiro escanteio consecutivo da esquerda, Rudnei fez o desvio no primeiro pau e o atacante, de cabeça, concluiu na segunda trave para abrir o placar.
O gol acordou o Juventude. O time da Serra dominou claramente a partir dos 25 minutos e por pouco não consagrou o goleiro Marcelo Grohe, autor de várias defesas difíceis ao longo dos 90 minutos. Aos 30, Nunes aproveitou bate-rebate na área gremista para chutar cruzado, mas Marcelo pegou no cantinho.
Seis minutos depois, Marcelo fez milagre em cabeçada de Mendes, em lance que já havia sido anulado pelo auxiliar, que viu impedimento do atacante. Aos 39, o artilheiro do Gauchão resolveu tentar com o pé: acertou um belo chute de fora da área, que o goleiro gremista conseguiu desviar antes da bola explodir no travessão.
Mas no momento em que era melhor em campo, o Juventude sofreu o segundo gol. Aos 41 minutos, Reinaldo justificou a aposta de Celso Roth em sua escalação e marcou o segundo dele na partida. O atacante recebeu na entrada da área e, com categoria, se livrou da marcação com uma pedalada antes de chutar no canto de Michel: 2 a 0.
Em desvantagem no placar, Zetti tratou de tornar o Juventude mais ofensivo no segundo tempo. Sacou Juan Perez para a entrada de Maycon. E o Juventude, que já era ligeiramente melhor, foi com tudo para cima do Grêmio. Quase pagou caro por isso: aos dois minutos, Michel salvou chute de Rudnei na pequena área.
Recomposto do susto, o time da Serra quase marcou aos seis
minutos, com Maycon, que ficou na cara
de Marcelo. Mas só foi conseguir descontar aos 14, com Mendes. Ivo cobrou falta com perfeição da direita e o atacante, de cabeça, enfim venceu uma no duelo particular que travou com o goleiro gremista.
Mas a reação do Juventude parou por aí. Experiente, o Grêmio tratou de valorizar a posse de bola no ataque. Roger, nesse sentido, teve papel fundamental até ser substituído, aos 42 minutos. E por pouco o time não trouxe uma vantagem maior para Porto Alegre. Perea, aos 40 minutos, perdeu um gol livre na pequena área.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.