Notícias

 | 22/02/2008 07h15min

Belgrado volta à calma após incidentes que deixaram um morto

Protestos contra a independência de Kosovo causaram distúrbios

A calma voltou a reinar em Belgrado, capital da Sérvia, após os incidentes da última quinta-feira, em protestos contra a independência do Kosovo, que causaram a morte de uma pessoa e deixaram outras 150 feridas. O corpo carbonizado de uma pessoa ainda não identificada foi encontrado no interior da Embaixada dos Estados Unidos, que foi invadida e parcialmente queimada por um grupo de manifestantes.

Um porta-voz do Departamento de Estado americano disse em Washington que todo o pessoal americano da Embaixada estava bem, mas que não podia assegurar o mesmo do pessoal local.




Os manifestantes ficaram feridos após o choque com a polícia, que atuou para conter os grupos de jovens que atacaram várias embaixadas em Belgrado, de países que reconheceram diplomaticamente a independência do Kosovo, como EUA, Bélgica, Croácia e Turquia. Também foram destruídas as vitrines de diversas lojas e da cadeia americana de fast-food McDonald's, além de outros restaurantes, cafés, filiais de bancos estrangeiros e diversas instalações públicas.

Segundo dados da emissora de televisão B92, ainda não confirmados oficialmente, mais de 100 pessoas foram detidas pelos distúrbios em Belgrado. O diretor da polícia, Milorad Veljovic, declarou que "a situação em Belgrado já era calma no começo da noite, e que todos os participantes dos protestos haviam sido dispersados". O Ministério do Interior anunciou para hoje um comunicado com detalhes sobre os incidentes de ontem em Belgrado.

EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.