Notícias

 | 23/01/2008 08h34min

Ivanovic elimina Venus e está nas semifinais na Austrália

Tenista sérvia vai enfrentar Daniela Hantuchova por vaga na final

Depois de Jelena Jankovic, que eliminou Serena Williams, outra sérvia tratou de encerrar de vez a participação das irmãs Williams no Aberto da Austrália. Na madrugada desta quarta-feira, Ana Ivanovic superou Venus Williams por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-3) e 6/4, e avançou às semifinais da competição.

Sua adversária pela vaga na grande final será a eslovaca Daniela Hantuchova, nona do mundo, que encerrou a trajetória da zebra polonesa Agnieszka Radwanska por 2 sets a 0, com duplo 6/2, também nesta madrugada. Na outra semifinal, a adversária de Jankovic será a russa Maria Sharapova, que eliminou ninguém menos que a número 1 do mundo Justine Henin.

Fim de um tabu

O triunfo de Ivanovic acabou com a participação dos EUA no torneio, já que a outra representante do país, Serena Williams, também caiu diante de uma tenista da Sérvia, Jelena Jankovic, em dois sets nas quartas-de-final. De quebra, a vitória desta madrugada encerrou dois tabus.

Foi a primeira vez que Ivanovic avançou às semifinais em Melbourne e ainda marcou uma vitória inédita sobre a ex-número um do mundo. Até então, Venus havia vencido os quatro duelos anteriores, sem ceder um set à oponente em Zurique-2004, Luxemburgo-2006, Wimbledon-2007 e Aberto dos EUA-2007.

Os jogos

Responsável por abrir a programação, Hantuchova não teve problemas para despachar Radwanska. Bem diferente das atuações contra as russas Svetlana Kuznetsova e Nadia Petrova, a polonesa errou demais e facilitou a vida da eslovaca. Com o domínio total das ações, a nona cabeça-de-chave obteve duas quebras de saque no primeiro set e fechou rapidamente a parcial em 6 a 2.

A reação da zebra polonesa não veio e o massacre continuou na parcial seguinte. De forma rápida, Hantuchova abriu 4 a 0, a rival ainda obteve duas quebras de saque, mas não teve a força para manter o seu e a eslovaca liquidou o confronto com um novo 6 a 2.

Já o duelo entre Ivanovic e Venus, foi totalmente oposto. No primeiro set, as duas sentiram o nervosismo e sofreram para confirmar os seus saques. Foram três quebras para cada lado e o jogo foi para o tie-break, em que a sérvia se impôs, explorou os erros da rival e venceu por 7 a 3.

No segundo set, a norte-americana voltou disposta a virar o marcador e abriu 3 a 1. Mas, a partir daí, Ivanovic iniciou sua reação. Ela quebrou o saque de Venus no quinto game e, a partir daí, passou sempre a dificultar o serviço da rival. No nono game, dois winners (pontos indefensáveis) deram a quebra que a sérvia tanta esperava e, em seguida, ela teve de salvar dois break points, antes de manter o saque e fechar a partida.

GAZETA PRESS
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.