Notícias

 | 22/01/2008 14h24min

Bolsas de NY reduzem perdas após tombo inicial

Índices repercutem o tombo das bolsas asiáticas e européias de ontem

As bolsas norte-americanas reduzem as perdas após desabarem na abertura desta terça-feira, mas ainda assim operam em forte queda, com os investidores temerosos de que o corte surpresa dos juros anunciado hoje pelo Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) pode não ser suficiente para evitar que os EUA caiam em recessão. Os índices repercutem o tombo das bolsas asiáticas e européias de ontem, quando os mercados norte-americanos estavam fechados por conta de feriado. Às 14h11min (de Brasília), o Dow Jones caía 0,44% e o S&P 500 cedia 0,37%.

— Nós tínhamos vendas contidas de ações norte-americanas porque nós estávamos fechados ontem. Essas ordens estavam esperando para serem executadas em portfólios globais, desconsiderando o corte do Fed, desconsiderando o pacote de estímulo — disse o estrategista-chefe de mercado da Jefferies & Co, Art Hogan.

Na abertura, o índice Dow Jones despencou mais de 3,8% e estabeleceu uma nova mínima em 52 semanas. Já o Nasdaq desabou 3,5%, para 2.258 pontos, o que corresponde a mais de 20% abaixo do pico atingido em 31 de outubro — a definição padrão de um mercado com tendência de baixa. O S&P 500, por sua vez, caiu 3,2%, bateu uma nova mínima em 52 semanas e não está distante no nível de 1.252, sua porta de entrada para o mercado baixista.

Após as perdas de ontem e antes da abertura hoje, o Fed reduziu a taxa básica de juros e a de redesconto (crédito emergencial para bancos) em 0,75 ponto percentual cada, apenas uma semana antes da reunião de política monetária.

— O comitê tomou esta ação à luz do cenário de enfraquecimento econômico e aumento dos riscos de baixa para o crescimento — disse o Fed em comunicado.

Analistas não descartam a possibilidade de uma nova redução dos juros na semana que vem.

Agência Estado
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.