Notícias

 | 20/01/2008 18h08min

Figueira vence o Joinville em sua estréia no Catarinense

Wellington Amorim marcou o gol da vitória aos 17 minutos do primeiro tempo

Paulo Evangelista  |  paulo.evangelista@rbsonline.com.br

O Figueirense estreou no catarinense com o pé direito, literalmente. Com um golaço do atacante Wellington Amorim o alvinegro venceu o Joinville por 1 a 0 pela segunda rodada, fora de casa e mostrou que veio para o campeonato tentando apagar a má campanha do ano passado.

O jogo

Diante de uma Arena lotada o jogo começou em alta velocidade, com os dois times partindo para o ataque. Logo aos cinco minutos Neizinho recebeu ótimo lançamento, entrou na área e tocou na saída do goleiro Wilson, que saiu bem do gol e fez excelente defesa e mandou a bola para escanteio.

O Figueirense respondeu três minutos mais tarde com Diogo. O volante subiu, e de cabeça obrigou o goleiro Marcelo Pitol fez uma excelente defesa.

O atacante Wellington Amorim mostrou que a carência de um finalizador sentida na temporada passada pelo alvinegro esta definitivamente encerrada. Aos 17 minutos, depois de cobrança de escanteio do capitão Cleiton Xavier, o atacante pegou de primeira na entrada da área e chutou no ângulo direito, sem chances para o goleiro Marcelo Pitol do JEC e abriu o placar para o Figueira.

Depois de sentir o golpe, o Joinville se arrumou em campo e, aos 22 minutos chegou mais uma vez com perigo, Alexsandro recebeu dentro da área e, na cara de Wilson chutou forte, mais uma vez o goleiro Wilson salvou o Figueirense de levar o gol.

O JEC tentava pressionar o Figueira, mas com tranqüilidade e mais categoria o time alvinegro, comandado por Alexandre Gallo soube levar a partida sem levar maiores sustos em sua defesa.

O time da capital catarinense mesmo com uma postura mais defensiva quando ia ao ataque sempre levava perigo ao gol de Marcelo Pitol. Aos 37 minutos, César Prates recebeu pela esquerda e cruzou para Wellington Amorim, que dentro da pequena área finalizou para fora.

Segundo tempo

Na volta para o segundo tempo o técnico Alexandre Gallo mudou o esquema tático do time para o 3-5-2, colocando o zagueiro Felipe Santana no lugar do volante Leandro Makelelê.

A primeira chance de gol na segunda etapa foi do Figueira. Cleiton Xavier cobrou escanteio pela esquerda, a zaga do JEC se atrapalhou e os zagueiros alvinegros César e Asprilla tiveram duas chances para marcar, Asprilla foi o último a finalizar e mandar a bola pela linha de fundo.

O Joinville chegou com perigo por duas vezes, aos seis e aos sete minutos. Na primeira o atacante Leo recebeu dentro da área e foi travado por Felipe Santana, o jogador tricolor pediu pênalti no lance e o árbitro Wagner Tardelli aplicou o cartão amarelo ao atacante.

Na segunda chance Neizinho, de cabeça, obrigou a Wilson fazer uma excelente defesa e mandou a bola para escanteio. Felipe Santana e Marcelo Ramos se chocaram na disputa de bola e os dois zagueiros ficaram caídos no chão, Felipe Santana voltou com uma toca protetora na cabeça, Marcelo Ramos voltou mas não teve condições de continuar em campo e foi substituído por Anderson.

Mesmo com maior posse de bola o JEC dava ao Figueirense espaços para armar contra-ataques. Aos 19 minutos, Wellington Amorim recebeu a bola no meio de campo e fez ótimo lançamento para Marquinhos, que ainda sem as condições físicas ideais, perdeu na corrida para o lateral esquerdo Bispo que mandou a bola para escanteio. Mais uma vez aproveitou os espaços dados pelo Joinville.

Aos 29 minutos em rápida jogada pela direita, Ruy cruza rasteiro para trás e Bruno Santos errou a conclusão não acertando a bola. Um minuto depois um lance praticamente igual ao ataque do Figueira. Pela esquerda Bispo rolou a bola para o atacante Alexsandro, que a exemplo de Bruno Santos, errou a bola na hora de concluir para o gol.

O Figueirense continuava melhor em campo e quase “matou” o jogo aos 37 minutos. O atacante Wellington Amorim fez boa jogada pela esquerda e tocou para Ruy, que chutou de primeira da marca do pênalti, a bola subiu muito e saiu pela linha de fundo sem perigo para o goleiro Marcelo Pitol.

O último suspiro do JEC na partida foi aos 42 minutos, depois da bola levantado na área, Deivid cabeceou sozinho dentro da pequena área, a bola subiu e foi por cima do gol de Wilson.

O Figueirense volta ao campo pelo estadual na quinta-feira, dia 24, às 20h30, contra o Guarani, de Palhoça, no estádio da Ressacada. O Joinville vai a Chapecó onde enfrenta a Chapecoense no estádio Índio Condá. Ambos os jogos são válidos pela terceira rodada do campeonato.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.