| 17/12/2007 21h32min
A Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) confirmou nesta segunda o doping da nadadora Rebeca Gusmão durante a disputa dos Jogos Pan-Americanos do Rio, em julho. A entidade que controla o esporte nas Américas confirmou o resultado positivo de testosterona no exame da brasileira. Com a constatação, Rebeca Gusmão perde as medalhas que conquistou nas piscinas do Parque Aquático Maria Lenk: ouro nos 50m e 100m livres, a de prata no revezamento 4x100m livre e a de bronze no revezamento 4x100m medley.
As medalhas douradas de Rebeca eram as primeiras das mulheres na história da natação do Pan. A contraprova do exame antidoping que apontou positivo para testosterona da nadadora será aberta nesta terça no Institude Armand Frappier, no Canadá, mesmo laboratório responsável pela primeira amostra. Rebeca já está suspensa preventivamente desde o último dia 2 de novembro.
Outros três casos de doping foram confirmados pela Odepa. Um deles envolve outro brasileiro. Trata-se de Fabrício Mafra, do levantamento de peso. Assim como Rebeca, o pesista perdeu a medalha conquistada no Pan: o bronze na categoria até 105kg.
O ciclista Libardo Niño, da Colômbia, que ganhou a medalha de prata, e o jogador de beisebol Pedro Wilder Rayo, da Nicarágua também foram flagrados no exame antidoping do Pan.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.