Notícias

 | 11/12/2007 22h26min

Sérvia recorre à ONU contra separação de Kosovo

País que controlar política externa e patrulhamento de fronteiras na província

O presidente da Sérvia, Boris Tadic, disse nesta terça-feira que o país recorrerá ao Tribunal Internacional de Justiça da Organização das Nações Unidas (ONU), em Haia, para impedir que o Kosovo, sua província de maioria albanesa, declare-se independente. Segundo ele, a Sérvia pedirá ao Conselho de Segurança (CS) do órgão que requisite ao tribunal um parecer sobre a legalidade da separação do território, que pode ocorrer no começo de 2008.

— Precisamos fazer todo o possível para impedir de maneira pacífica e planejada a independência de Kosovo — disse o líder sérvio.

O temor de uma declaração unilateral de independência cresceu após o fracasso das negociações entre representantes de Kosovo e Sérvia, com mediação de Rússia, Estados Unidos e União Européia. Ontem, os países europeus, exceto Chipre, disseram que reconheceriam um Estado de Kosovo independente. Nas negociações, a Sérvia ofereceu o máximo de autonomia possível para a província, que teria hino e bandeira próprios. Belgrado só controlaria a política externa e o patrulhamento das fronteiras. Os kosovares, no entanto, não aceitaram a proposta.

O CS da ONU discutirá a questão no dia 19. Hoje, o presidente da província do Kosovo convidou o ex-líder rebelde albanês, Hashim Thaci, a formar um novo governo, dizendo que ele será o político que levará a província à independência. Thaci liderou o agora desmobilizado Exército para a Libertação do Kosovo, uma milícia albanesa que combateu a Sérvia em 1998 e 1999. O grupo é acusado de crimes de guerra contra civis sérvios.

Agência Estado
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.