| 06/12/2007 22h20min
O Ministério Público da Bahia responsabilizou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pelo desabamento de parte da arquibancada do anel superior do Estádio Octávio Mangabeira, a Fonte Nova, na partida entre Bahia e Vila Nova, no último dia 25 de novembro, pela Série C do Brasileirão 2007.
Sete pessoas morreram no acidente. Segundo o texto publicado no site oficial do órgão público, a CBF, o Esporte Clube Bahia, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e a Polícia Militar da Bahia foram omissas ao permitir que a partida se realizasse. Conforme informações do Globoesporte.com, obtidas por meio da assessoria de imprensa da CBF, a entidade não se pronunciou por ainda não ter recebido qualquer comunicação oficial. A ação foi proposta pela promotora de Justiça Joseane Suzart.
– Na busca desenfreada pela obtenção de lucros, a CBF, a Federação Bahiana de Futebol e o Esporte Clube Bahia fecharam os olhos e permitiram que eventos desportivos fossem concretizados em um estádio estigmado pela total ausência de infra-estrutura, esquecendo-se de que vidas estavam sendo tratadas com descaso e poderiam ser afetadas – acusa Joseane.
Segundo o texto, a CBF e o Bahia devem ser responsabilizados pela tragédia, nos termos do Código de Defesa do Consumidor. E que a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), responsável pela gerência da Fonte Nova, a FBF e a PM devem indenizar os danos materiais e morais causados aos torcedores e aos familiares dos falecidos, de acordo com o Código Civil.
O MP pedirá por meio de uma liminar o afastamento do diretor da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares da Silva, o ex-jogador Bobô, e do diretor-geral de Operações Nilo dos Santos Júnior, por negligência quanto às irregularidades estruturais e à manutenção do estádio.
Além do Ministério Público da Bahia, o ONG "Instituto Gol Brasil" entrou com o pedido de afastamento dos presidentes Ricardo Teixeira, da CBF, e de Petrônio Barradas, do Esporte Clube Bahia, além da suspensão dos eventuais repasses de verbas públicas para as duas entidades, com base no Estatuto do Torcedor.
Sete pessoas morreram no acidente durante a partida entre Bahia e Vila Nova
Foto:
WELTON ARAUJO
/
Ag. A Tarde/EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.