Notícias

 | 22/11/2007 16h54min

Mountain bike brasileiro garante duas vagas em Pequim

Novo ranking da UCI permite ao país levar dois ciclistas aos Jogos de 2008

O montain bike brasileiro já garantiu duas vagas nas Olimpíadas de Pequim 2008. A confirmação veio nesta quinta com a divulgação do último ranking de seleções da União Internacional de Ciclismo (UCI). Antes mesmo do final da temporada, as equipes masculinas e femininas não serão mais ultrapassadas e já asseguraram a participação no maior evento esportivo do mundo.

Com a somatória dos rankings de 2006 e 2007, a equipe feminina ficou na 18ª colocação e, a exemplo do que ocorreu em Atenas 2004, poderá levar à capital chinesa apenas uma atleta. A ciclista Jaqueline Mourão foi quem mais contribuiu, representando 52% da pontuação, e comemorou o fato de ajudar o Brasil a garantir uma vaga.

– Este ano foi muito intenso, com um calendário muito exigente e fora o cansaço com todas as viagens. Ainda teve a responsabilidade de representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos e em todo circuito internacional. Agora, com a classificação brasileira, eu terminei a temporada mais cedo e pretendo me recuperar 100% – disse Jaqueline, que disputou os jogos de Atenas.

No ranking da UCI, o país possui três ciclistas em destaque no mountain bike. Além de Jaqueline Mourão, Érika Gramiscelli foi a segunda melhor, com 500 pontos. Roberta Kelly vem logo atrás na terceira colocação, com 428. No entanto, o Brasil tem direito a apenas uma vaga em Pequim. A Confederação Brasileira de Ciclismo ainda não definiu o critério de escolha da representante.

– Ainda não sabemos qual será o critério para definir os atletas que farão parte da delegação brasileira de mountain bike em Pequim. Mas quero estar preparada para ser a escolhida, pois fiz a maior parte da pontuação. Quero encerrar minha carreira representando o Brasil da melhor maneira possível – afirmou Jaqueline.

No masculino, o ranking da UCI conta com quatro brasileiros. Ricardo Pscheidt foi quem mais contribuiu, somando 600 pontos, contando com a colaboração de Edivando Cruz (515), o medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro Rubens Valeriano (386) e Thiago Aroeira (200). A equipe foi classificada na 20ª colocação e também será representada apenas por um ciclista.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.