| 13/10/2007 20h10min
Com gols de Pereira e Tuta, o Grêmio retornou, neste sábado, à zona de classificação à Libertadores do Campeonato Brasileiro. O Tricolor derrotou o Goiás por 2 a 1, de virada, no Estádio Olímpico, foi a 51 pontos e é quarto colocado na tabela de classificação do Nacional. O Palmeiras, que empatou em 1 a 1 com o Santos na Vila Belmiro, tem o mesmo número de pontos, mas está atrás na quantidade de vitórias.
Com o time da casa em busca da vaga à Libertadores e o visitante tentando afastar de vez o fantasma do rebaixamento, o jogo foi muito disputado no primeiro tempo. Reforçado no meio-campo com Labarthe ao lado de Nunes, o Tricolor impôs uma marcação forte e velocidade nas arrancadas ao ataque. Tcheco e Bustos comandavam as investidas pelo lado direito, enquanto Anderson Pico dava serviço aos marcadores do Esmeraldino pela esquerda.
Diante da pressão, o Goiás não se intimidou, tanto que abriu o placar logo aos oito minutos. Se Paulo Baier parou na grande defesa de Saja minutos antes, foi fundamental na marcação do gol. O lateral cobrou escanteio com precisão para o zagueiro Leonardo escorar de cabeça e balançar as redes: 1 a 0.
No prejuízo, o time de Mano Menezes não se deixou abater e foi para cima do adversário, construindo diversas oportunidades de igualar placar. O gol tricolor, assim como o do Goiás, surgiu em um escanteio. Em cobrança de Tcheco, Pereira, contestado pela torcida, pulou mais alto entre os zagueiros e cabeceou, sem dar chances de defesa para o goleiro Harlei.
O 1 a 1 incendiou a torcida nas arquibancadas e deu fôlego aos jogadores em campo, que empilharam oportunidades de passar à frente. Uma delas ocorreu aos 40 minutos. Em cruzamento da direita de Bustos, Tuta cabeceou para fora, assuntando o goleiro Harlei.
Nos minutos finais do primeiro tempo, o Tricolor realizou um verdadeiro bombardeio. William bateu do meio, a defesa afastou e Diego Souza pegou a sobra na direita. O meia arriscou o chute, que passou muito perto da trave esquerda do camisa 1 do time goiano.
Na segunda etapa, o ritmo forte se manteve. O Tricolor partiu para o ataque e fez justiça no escore logo aos seis minutos. Anderson Pico, em grande atuação, lançou da esquerda para Tuta empurrar ao fundo do gol e determinar o jogo, 2 a 1.
Do lado adversário, o técnico Márcio Araújo resolveu mexer na equipe. O atacante Fabiano Oliveira entrou no lugar de Vitor, Rinaldo substituiu Harison e Cristiano foi sacado para a entrada de Amaral. As mudanças, entretanto, não surtiram muito efeito. Uma das poucas chances do time Esmeraldino ocorreu aos 26 minutos. Em um levantamento da direita, Fabiano chutou cruzado, mas mandou pela linha de fundo.
O Grêmio ainda teve grandes oportunidades de ampliar, duas delas com Marcel, substituto de Jonas. Aos 42 minutos, o atacante avançou pela esquerda, tentou encobrir Harlei e chutou na trave. Apenas um minuto depois, Patrício correu livre pela direita, aplicou uma meia-lua no adversário e cruzou no pé de Marcel que, livre, errou em bola e perdeu a chance. O terceiro gol não saiu, mas a vitória estava confirmada, após duas rodadas do Brasileiro.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.