Notícias

 | 19/09/2007 17h36min

Messi comanda goleada do Barcelona sobre o Lyon

Craque argentino marcou gol e teve participação decisiva na vitória por 3 a 0

Campeão na temporada 2005/2006, o Barcelona estreou com o pé direito na Liga dos Campeões da Europa. Com grande atuação do argentino Lionel Messi, o time espanhol goleou o Lyon de Juninho Pernambucano por 3 a 0 nesta quarta, no Camp Nou. A partida foi válida pelo Grupo E, que ainda teve a vitória do Rangers por 2 a 1 sobre o Stuttgart, em Glasgow, na Escócia.

Barcelona 3x0 Lyon

Dois dos três gols da vitória do Barça saíram dos pés de Messi. O primeiro aconteceu aos 21 minutos, mas foi computado para o zagueiro Clerc, do Lyon, que acabou desviando o cruzamento feito pelo argentino. Aos 36 do segundo tempo, o camisa 19 marcou mais uma vez e assegurou os três pontos para os donos da casa. Aos 45 do segundo tempo, Thierry Henry fechou o placar.

O Barcelona começou a partida no ataque, tomando conta do meio-campo e tirando proveito da fragilidade da zaga do Lyon. A primeira jogada de perigo dos anfitriões aconteceu aos sete minutos de jogo, quando o lateral-esquerdo Abidal cruzou rasteiro na entrada da pequena área e por muito pouco seu compatriota, o francês Henry, não conseguiu empurrar para as redes.

Um pouco depois, aos 17, mais uma boa chance foi criada pela esquerda. Henry recebeu de Messi na entrada da área e, em um lindo giro, tirou dois zagueiros do lance antes de rolar para Ronaldinho, que disparava pela ponta. O camisa 10 da Seleção Brasileira entrou na área, mas acabou desarmado antes que pudesse finalizar.

De tanto insistir pelo flanco esquerdo, o gol grená saiu aos 21 minutos. Em uma jogada despretensiosa de escanteio, Ronaldinho e Messi tabelaram tranqüilamente pela ponta. O argentino invadiu a área, tirou dois zagueiros e cruzou para o meio. O zagueiro Clerc tentou cortar e acabou mandando para as próprias redes.

Clerc, porém, se redimiu do gol contra aos 37 minutos, tirando em cima da linha o que seria um golaço do Barcelona. Messi roubou a bola no campo de defesa e rolou para Deco, que encontrou Ronaldinho avançando pela esquerda. O brasileiro puxou contra-ataque, deu um lindo drible no marcador e cruzou para o argentino dentro da área. Messi limpou o zagueiro e chutou, mas o defensor do Lyon se esticou e evitou que os anfitriões marcassem o segundo.

A etapa final começou da mesma forma que a primeira: com o Barcelona no ataque. Logo aos três minutos, Messi perdeu uma chance incrível de ampliar para o time catalão. Xavi, após receber de Ronaldinho, girou na meia-lua e encontrou Messi livre pela direita. O argentino, cara a cara com o goleiro Vercoutre na grande área , chutou por cima.

Os minutos finais da partida, porém, foram menos movimentados. O Barça diminuiu o ritmo de jogo e passou a trocar passes no setor de meio-campo. Além disso, aos 19 minutos, o técnico holandês Frank Rijkaard sacou Ronaldinho e promoveu a entrada do meio-campista Iniesta. O Lyon já havia mexido, com a entrada do atacante Baros no lugar do volante Belhadj.

Os catalães continuaram mais consistentes no duelo e criaram boas oportunidades de gol, principalmente com Henry, que se tornou o ponto de referência nas jogadas de ataque do Barcelona após a saída de Ronaldinho. No entanto, as finalizações espanholas esbarravam em Vercoutre, que efetuava boas defesas e impedia um placar mais elástico.

O goleiro do Lyon só foi batido aos 36 minutos do segundo tempo. Iniesta fez boa jogada pela esquerda, invadiu a área e rolou para trás, encontrando Messi. De perna esquerda, o argentino bateu rasteiro e firme, sem chances para o arqueiro francês. A goleada foi fechada nos acréscimos: Henry aproveitou o rebote do goleiro Vercoutre e fechou o placar.

Rangers 2x1 Stuttgart

Jogando em casa, o Glasgow Rangers, da Escócia, bateu o Stuttgart, da Alemanha, por 2 a 1, de virada. Todos os gols saíram no segundo tempo. Mario Gómez abriu o placar para os alemães aos 11 minutos, mas os escoceses empataram com Adam, aos 17. O gol da vitória saiu aos 30 minutos, com Darcheville cobrando pênalti.

Glasgow e Barcelona dividem a liderança do Grupo E da Liga dos Campeões, com três pontos. Os espanhóis, porém, levam vantagem no saldo de gols.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.