Notícias

 |  hmin

Ju tem pior ataque, mas é uma das melhores defesas

São Paulo e São Caetano são os melhores times em vários quesitos

Os números retratam com fidelidade o desempenho dos oito times classificados às quartas-de-final do Brasileirão. Ao longo de 25 rodadas, o São Paulo provou por que encerrou a primeira fase em primeiro lugar, com 52 pontos – cinco a mais que o vice-líder São Caetano. O time de Kaká e Luís Fabiano marcou nada menos que 57 gols, enquanto o Atlético-MG, segundo melhor ataque, mandou para o fundo das redes em 49 oportunidades.

O pior ataque é do Juventude, que se classificou em quarto lugar, apesar de ter feito apenas 34 gols. O Ju compensou a fraca artilharia com uma zaga confiável: foram até agora 30 gols sofridos. É a terceira defesa menos vazada na competição, atrás de Grêmio (29 gols) e São Caetano (28). Não fosse a goleada de 4 a 0 imposta pelo Atlético-PR na última rodada, o time gaúcho seria ainda o mais bem protegido. A pior defesa entre os oito melhores é do Flu, justamente a última equipe a obter vaga. O time de Romário viu suas redes balançarem 46 vezes.

Mais uma vez, o São Caetano provou que sabe se defender muito bem. Outro fator que justifica sua classificação em segundo lugar está no desempenho dentro de casa. Apesar do fraco público, o Azulão se mantém invicto no Anacleto Campanella. Foram 35 pontos em 39 disputados, contabilizando um aproveitamento incrível de 89,7%.

O Juventude também encaminhou a classificação com bom desempenho no Alfredo Jaconi. Em 13 rodadas, o alviverde comemorou 10 vitórias. Para se ter uma idéia, o Ju conquistou em sua casa 32 dos 41 pontos obtidos. Mas os gaúchos foram muito mal quando jogaram fora de seu estádio. Com aproveitamento de apenas 25%, o Juventude é o pior do campeonato neste quesito. Fora de casa, o São Paulo é de longe a melhor equipe. De 39 pontos, o tricolor paulista obteve 24 – aproveitamento de 61,5%.

Já o Corinthians não soube aproveitar como deveria o fator local. Com apenas 22 pontos ganhos em 39, o time treinado por Carlos Alberto Parreira é o pior atuando longe de seus domínios (56,4% de aproveitamento).

São Caetano tem o melhor retrospecto contra os classificados: somou 16 pontos. Corinthians e Atlético-MG tiveram de encaminhar a vaga vencendo os times colocados na zona intermediária e na ponta de baixo da tabela. Quando enfrentaram as outras sete equipes que irão disputar as quartas-de-final, Timão e Galo deixaram muito a desejar. Cada equipe somou sete pontos somente.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.