Notícias

 | 20/07/2007 00h08min

Cuba vence Argentina e vai à final no handebol feminino

Caribenhas enfrentam a Seleção Brasileira no sábado às 10h30min

A Argentina não terá sua chance de revanche na final do handebol feminino dos Jogos Pan-americanos. Medalha de prata na modalidade em Santo Domingo-2003, a equipe foi derrotada na semifinal desta quinta-feira pelas cubanas, que asseguraram presença na decisão contra o Brasil com uma vitória por 37 a 25. O destaque foi, de longe, a atuação da cubana Ayling Martinez Duany. Ela foi responsável por mais de um terço dos gols de seu time, anotando nada menos do que 13 vezes durante os dois tempos, com 100% de aproveitamento de suas tentativas.

O jogo começou apertado, embora já houvesse vantagem das cubanas na hora de marcar gols. Mais solta, a equipe caribenha conseguia aproveitar melhor suas poucas chances de gol e abriram 5 a 2 logo aos dez minutos de partida.

As atuais detentoras da medalha de prata demoraram para se encontrar em quadra e permitiram que Cuba ampliasse a vantagem no marcador para 15 a 7, com sete gols de Martinez Duany. Inseguras, as sul-americanas chegaram ao intervalo com menos da metade dos gols das rivais.

A Argentina bem que tentou diminuir o prejuízo no retorno, conseguindo um placar de 22 a 14. Sem se abalar, Cuba retomou as rédeas da partida e abriu nova vantagem de dez gols, com três de Lisandra Lusson Miranda.

Com a vitória, Cuba se prepara agora para a decisão da medalha de ouro contra as brasileiras, em partida que acontece no sábado, às 10h30. No mesmo dia, mas duas horas antes, Argentina e República Dominicana decidem quem ficará com a medalha de bronze.

Na talentosa Seleção Brasileira está a goleira catarinense Chana Francilela Masson, que foi eleita pela IHF (Federação Internacional de Handebol), a sexta melhor jogadora do mundo.

– Ganhar essa eleição em sexto lugar foi uma grande conquista para mim. Isso é o reconhecimento do meu trabalho lá fora. Estou muito feliz e realizada com esse resultado, pois concorri com jogadoras do mundo inteiro e fiquei entre as seis – disse a jogadora, que foi a primeira a despontar na Europa, no ano de 2000.

GAZETA ESPORTIVA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.