| 13/07/2007 21h59min
A maratona aquática faz sua estréia na programação oficial dos Jogos Pan-Americanos e ainda distribui as primeiras medalhas na competição. O percurso é de 10 km, na Praia de Copacabana. Os atletas têm que nadar até o Leme e retornar em seguida. As mulheres são as primeiras a entrar na água, às 9h. Os homens caem no mar às 11h15min.
Na prova feminina, a primeira a distribuir medalhas no Rio 2007, um dos destaques é a brasileira Poliana Okimoto, que ficou com oitava colocação no campeonato mundial de águas abertas deste ano, em Melbourne (Austrália). Sua posição foi a melhor entre as participantes das Américas. No ano anterior, em Nápoles, na Itália, a brasileira terminou em segundo lugar no circuito de 10 km.
Entre os homens, destaque para Charles Peterson (Estados Unidos). O americano foi campeão mundial de maratona aquática em 2005, em Montreal, no Canadá. No ano passado, em Nápoles, na Itália, ele terminou a mesma prova na sexta colocação.
O gaúcho Marcelo Romanelli também participará da prova, que tem cerca de duas horas de duração.
– Nadar é o que eu gosto de fazer. Então tem de ser assim. A minha oportunidade é essa – diz Romanelli.
A vaga no Pan para o gaúcho foi conquistada graças aos treinos diários a partir das 5h. Às 8h30min, a sunga era trocada por calça e camisa, e a piscina, pelo escritório. À tarde, mais treinos. À noite, mais trabalho.
É preciso ter persistência mesmo para encarar a maratona aquática. Não há raia separando os nadadores – eles partem de uma corda que faz as vezes de linha de largada e vão em frente. Na hora de contornar as bóias do percurso de 10km é aquela bagunça.
– Já me cortei, já dei cabeçada, cotovelada em bóia. Um passa e te dá um tapa na cabeça, aí tu dá uma braçada e arranca os óculos do cara do lado – conta Romanelli.
Além de Romanelli, também participa da prova o baiano Allan do Carmo, de apenas 17 anos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.