Notícias

 | 07/05/2007 16h54min

Arbitragem reconhece erro na final do Carioca

Diretoria do Fogão atacou árbitro e assistente por invalidar gol de Dodô

Muito criticado pela diretoria do Botafogo por ter aceitado a marcação errada do assistente Hilton Moutinho no lance que originou a expulsão do atacante Dodô na decisão do Campeonato Carioca, o árbitro Djalma Beltrami, que comandou o trio de arbitragem no empate por 2 a 2 do alvinegro com o Flamengo, reconheceu que houve um erro no lance, que prejudicou os botafoguenses.

– Fiquei triste por esse último lance, que vi na televisão. Fiquei chateado porque até ali a coisa estava indo bem, comigo tentando acalmar os jogadores por se tratar de uma decisão. Os atletas estavam se respeitando em campo e o aspecto técnico estava bom. No lado disciplinar também acertei ao mostrar os cartões – disse Djalma Beltrami, em entrevista à Rádio Brasil.

O auxiliar fez coro ao árbitro e também reconheceu o erro:

– Revi o jogo em casa e realmente houve um erro grave. Mas quero deixar claro que quando vou a campo não vejo a camisa de nenhum clube e marco pela convicção. Naquele lance, na hora tive a certeza de que o Dodô estava impedido – lamentou.

A expulsão de Dodô

O árbitro, porém, disse que cumpriu a regra ao expulsar o artilheiro do Botafogo.

– Nada justifica a atitude do Dodô, pois o meu apito deu para ser ouvido por todos no estádio e ele chutou a bola sem comemorar o gol, mas com o intuito de mostrar que a arbitragem errou. Apenas cumpri a regra – afirmou Beltrami.

Beltrami deixou bem claro que não estava querendo jogar toda a responsabilidade nas costas do seu assistente.

– Não quero jogar a culpa no assistente, pois quando um erra, todos erram. Faço parte de uma equipe de arbitragem, que ontem (domingo) acabou cometendo um erro grave. Trabalhamos muito para não influenciar no resultado do jogo, mas somos humanos – afirmou Beltrami.

Apesar de reconhecer a responsabilidade no resultado, o árbitro procurou minimizar as críticas:

– Eu respeito todas as pessoas, principalmente as que se dedicam. A diretoria do Botafogo tem o direito de reclamar, mas sabem como a coisa funciona. O próprio Cuca dividiu com seus próprios jogadores os erros cometidos. Não fico com raiva por ser criticado, pois quem age assim não cresce – disse Beltrami.

Histórico de erros contra o Fogão

Se Djalma Beltrami foi vítima de um erro de Moutinho, o assistente já tem um histórico de polêmicas envolvendo o Botafogo. No ano passado ele ignorou um impedimento claro do volante Marcão num gol do Fluminense que foi determinante para a eliminação do Botafogo da Copa Sul-Americana. Ainda no Estadual deste ano ele validou e, em seguida, anulou um gol da Cabofriense contra o Botafogo na Taça Guanabara.

– O Botafogo, infelizmente, é um clube que vai ficar marcado na minha carreira pelos erros. Respondendo ao Montenegro, não sou uma pessoa infeliz e sim muito realizado na minha profissão - disse Moutinho, que reconheceu que poderá ser melhor não ser mais escalado em jogos do Botafogo daqui para frente.

Apesar de Beltrami reconhecer o erro isso não minimizou a raiva da diretoria do Botafogo. O vice-presidente de futebol do clube, Carlos Augusto Montenegro, voltou a atacar o árbitro e seu assistente.

– As pessoas estão aí para acertar e errar. Mas o que não pode é o Beltrami e o Moutinho terminarem todos os jogos do Botafogo em que trabalham chateados porque sempre prejudicam o Botafogo – disse Montenegro.

– O Beltrami foi irônico ao dizer no início da semana que não iria me responder porque era colaborador do Botafogo. Mas sou colaborador apenas do Botafogo. O pior é um ano ser colaborador do Fluminense, outro do Flamengo. No fim do jogo eles comemoraram o resultado. Claro, o time deles ganhou. E depois ele fala que torce por América e Bangu. Além de tudo é mentiroso. Já o Moutinho tem uma facilidade de não levantar a bandeira em ataques contra o Botafogo e levantar quando é o Botafogo no ataque. Essa dupla ou é má intencionada ou completamente despreparada para trabalhar em futebol, pois não acredito em erros sistemáticos – completou Montenegro.

GAZETA PRESS
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.