| 11/04/2007 15h27min
Agora é oficial. Depois de várias especulações, o porta-voz da Federação Colombiana de Futebol, Víctor Rosas, anunciou nesta quarta a desistência do país em sediar a Copa do Mundo de 2014, deixando o Brasil como candidato único na América do Sul.
A aspiração colombiana tinha como principal promotor o governo de Álvaro Uribe, mas estava sujeita ao aval da federação. O presidente lançou a idéia em meados do ano passado, mas alguns críticos interpretaram como uma maneira de distrair a atenção do público frente ao acúmulo de vários problemas sociais no país.
A idéia de disputar a sede do Mundial com o Brasil gerou muito entusiasmo na Colômbia, mas logo recebeu um duro golpe com as declarações do presidente da Fifa, Joseph Blatter. O dirigente suíço qualificou a candidatura colombiana como uma campanha de “relações públicas” do governo.
– A candidatura da Colômbia trata-se apenas de uma apresentação de relações públicas – disse Blatter em janeiro.
Além disso, representantes da federação colombiana estiveram na sede da Fifa, na Suíça, no final do mês passado e, após reuniões com Blatter, resolveram reavaliar as chances da candidatura. Pesaram na decisão as dificuldades que o país teria para atender às exigências da Fifa e a força da candidatura do Brasil – que tem apoio de todos os demais países da América do Sul.
APGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.