Notícias

 | 27/03/2007 23h45min

Tuta marca e Grêmio vence Tolima no sufoco

Resultado de 1 a 0 garante tranqüilidade ao Tricolor na Libertadores

Com um gol solitário do centroavante Tuta no primeiro tempo de partida, o Grêmio venceu o Tolima por 1 a 0, nesta terça-feira, no Estádio Olímpico, pela Libertadores da América. Com o resultado, o time de Mano Menezes chega aos sete pontos, dividindo a primeira colocação do Grupo 3 com o próprio Tolima.

A vitória desta quarta-feira mantém uma escrita na temporada. Com Tuta e Edmilson em campo, o Grêmio venceu todas as partidas e não levou um gol sequer.

O Grêmio volta a jogar pela Libertadores no dia 11 de abril, uma quarta-feira, contra o Cúcuta, na Colômbia. O Tricolor necessita de mais quatro pontos para assegurar matematicamente a classificação à próxima fase.

Com Ramón pela direita, Carlos Eduardo pela esquerda, Tuta centralizado e ainda com Tcheco e Lucas vindo de trás, o Grêmio começou o jogo pressionando muito o Tolima. Antes dos cinco minutos do primeiro tempo, a equipe gaúcha já tinha duas finalizações perigosas contra a meta defendida por Julio.

Passado o sufoco inicial, o Grêmio começou a enfrentar algumas dificuldades na partida. O time de Mano Menezes insistia muito pelo meio e facilitava as coisas para o Tolima, que jogava fechado no próprio campo defensivo.

Mas como centroavante bom é aquele que aparece nas horas difíceis, Tuta, que não tinha atuado na derrota em Ibagué, se apresentou para os defensores do Tolima. Aos 22 minutos, Ramón cruzou rasteiro da direita. Tuta dominou de costas para o gol, girou em cima do marcador e abriu o placar no Estádio Olímpico.

Até aí, o domínio era completo do Grêmio. Mas, após tomar o gol, o Tolima passou a se arriscar no ataque e o clube gaúcho sofreu o risco de levar o gol de empate.

Assim que o juiz uruguaio Martín Vázquez encerrou a primeira etapa, Tcheco e Edmilson discutiram de forma muito ríspida dentro do gramado e, se não fossem apartados, certamente chegariam às vias de fato.

O Tricolor voltou para a segunda etapa com a mesma formação. Mas a atitude da equipe foi completamente diferente da que terminou a primeira. Logo após o recomeço da partida, Julio salvou um chute de Ramón espalmando para escanteio. Aos 17 minutos, de dentro da área, Lucas perdeu um gol ao cabecear para fora com o goleiro adversário batido.

Assim como ocorreu no primeiro tempo, o Grêmio caiu muito de rendimento na parte final do período. Na tentativa de recuperar o comando da partida, Mano Menezes sacou Tuta, cansado, e Ramón, por opção tática, colocando Douglas e Diego Souza.

A estratégia não surtiu efeito e o Tolima continuou pressionando, mas sem conseguir resultados expressivos. No final, Mano sacou Carlos Eduardo e mandou a campo o zagueiro Teco para ajudar os zagueiros do Grêmio no desarme.

E foi assim que o jogo chegou ao final. Com o Tolima em cima, o Grêmio acuado no campo defensivo e a torcida muito apreensiva nas arquibancadas.

VINICIUS REBELLO
vinicius.rebello@rbsonline.com.br

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.