| 16/03/2007 15h23min
O iatista bicampeão mundial Maurício Santa Cruz, representante do Brasil na Classe J/24 no Pan do Rio, ao lado de participantes do Projeto Grael e do Instituto Aqualung, realiza neste sábado, dia 17, um mutirão para a limpeza na Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro.
A ação, que terá como base a Marina da Glória, contará com jovens do Projeto Grael e com outros iatistas classificados para os Jogos Pan-Americanos.
– A idéia é alertar as autoridades para a sujeira que se concentra cada vez mais na Baía da Guanabara. Ela será o palco para as competições de vela no Pan e queremos evitar que atletas de diversos países venham competir entre garrafas pet, plásticos, óleo e outras sujeiras – disse Santa Cruz.
A limpeza será feita com uma rede de 10 metros de comprimento que estará ligada a um catamarã e ao saveiro, com a participação do biólogo Gustavo Borges. Durante o mutirão, ele dará uma aula sobre as questões sócio-ambientais da Baía da Guanabara para 15 jovens do Projeto Grael.
– Queremos que eles sejam multiplicadores da importância da preservação ambiental da Baía. Esses alunos vão conhecer alguns pontos históricos da Baía de Guanabara e também estarão visualizando de muito perto os problemas ambientais existentes, como a presença de muitos estaleiros – explica Borges.
Outros projetos seráo realizados na tentativa de minimizar o impacto ambiental negativo na Baía da Guanabara. A intenção é conscientizar os 16 municípios que estão no entorno da Baía, lançando esgoto sanitário e outros dejetos nos rios que desembocam nela.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.