| 17/02/2007 16h05min
Um duelo de gigantes especialistas no bloqueio é a principal atração do Desafio dos Reis de vôlei de praia neste domingo na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Tira-teima entre o Rei da Praia brasileiro e o Deus da Praia norte-americano, a partida reunirá Márcio e Fábio Luiz e Todd Rogers e Phil Dalhausser em melhor de três sets. O jogo está marcado para as 11 horas, com transmissão ao vivo pela TV Globo.
Capixaba de 27 anos e medindo 2m04, Fábio Luiz conquistou invicto o Rei da Praia na semana passada. Seu correspondente “made in USA” é o californiano Todd Rogers, prova definitiva de que tamanho não é tudo no voleibol. Rogers, 33 anos, tem apenas 1m88, mas compensa a pouca estatura com técnica refinada – foi escolhido como jogador mais valioso da liga profissional norte-americana em 2006 – e uma ótima defesa. O fundo de quadra nacional, no entanto, estará muito bem guarnecido pelo cearense Márcio, de 1m92 e 33 anos, quatro vezes indicado como melhor defensor do circuito brasileiro. O capitão da dupla é também um levantador habilidoso.
É no trabalho junto à rede, contudo, que o clássico poderá ser decidido. Nascido na Suíça e radicado nos Estados Unidos desde o primeiro ano de vida, Dalhausser foi fundamental nas oito vitórias que conquistou na liga de seu país na temporada de estréia da dupla em 2006, marcada também pelo título do Grand Slam de Klagenfurt (Áustria) do circuito mundial. Com 2m07, o carequinha Dalhausser foi ainda designado melhor bloqueador e melhor atacante da American Volleyball Players.
Fábio Luiz minimiza a desvantagem de altura.
– No bloqueio, por exemplo, tamanho não é o mais importante. Conheço vários excelentes bloqueadores que não são altos. O fundamental saber ler o que o atacante pretende fazer e o tempo de bola – analisa.
Fábio Luiz está iniciando com o pé direito o terceiro ano de parceria com Márcio. O Rei da Praia e seu companheiro, vice-campeões do circuito mundial em 2005/2006 e campeões brasileiros em 2005, vão brigar até o meio do ano com os campeões olímpicos Ricardo e Emanuel pela única vaga no Pan do Rio de Janeiro. A disputa está equilibrada, com pequena vantagem para Ricardo e Emanuel, e só deve revelar o vencedor na data-limite fixada pela Confederação Brasileira de Voleibol, cerca de um mês antes da abertura dos jogos no Rio de Janeiro.
O retrospecto é favorável aos brasileiros no Desafio dos Reis. As duplas se enfrentaram quatro vezes pelo circuito mundial de 2006 e os norte-americanos venceram apenas na última etapa em Acapulco (23/21 e 25/23). Antes, haviam sido derrotados em Paris (21/18 e 21/11), Klagenfurt (21/15 e 21/18) e Vitória (21/17, 19/21 e 15/8).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.