Notícias

 | 03/01/2007 12h04min

Estádio Camp Nou passará por reformas

Idéia do clube é tornar o local uma referência mundial em termos de arquitetura, turismo e esporte

A casa do Barcelona será modernizada. O Estádio Camp Nou, que em setembro completará 50 anos, passará por reformas significativas, entre elas cerca de 15 mil novos assentos. O objetivo é tornar o local em uma referência mundial em termos de arquitetura, turismo e esporte. As informações são do jornal espanhol Sport.

O nome Camp Nou significa "Campo Novo" na língua catalã, apelido dos torcedores do time na época da inauguração do estádio. O nome oficial é: "Estadi Futbol Club Barcelona".

O Camp Nou foi inaugurado no dia 24 de Setembro de 1957, quando o Barça abandonou seu antigo estádio, o Les Corts, por ser muito pequeno. A primeira partida no novo estádio foi um amistoso entre o Barça e uma seleção de Varsóvia, com vitória catalã por 4 a 2. No primeiro jogo oficial, válido pela segunda rodada do Campeonato Espanhol da temporada 1957-1958, o clube catalão venceu por 6 a 1 o Real Jaén, segundo informações do site GloboEsporte.com.

O estádio já passou por algumas reformas. Em 1981 foi ampliado para 150 mil lugares para a Copa do Mundo de 1982, disputada na Espanha. Em 1998, visando obedecer as normas da Uefa, substituiu as áreas onde torcedores ficavam de pé por assentos, diminuindo sua capacidade para os atuais 120.600 lugares.

No estádio ficam localizadas a sede social e administrativa do Barcelona e o museu do clube. Fora isso, o complexo esportivo conta com um outro estádio, o "Mini Estadi" (com 20 mil lugares), um ginásio multiuso para oito mil pessoas e dormitórios para os jogadores das categorias de base do clube. A obra foi projetada por Francese Mitjans. O arquiteto é figura chave na renovação da arquitetura catalã a partir da década de 50.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.