Notícias

 | 09/09/2002 19h49min

Sampras sobe 20 posições na Corrida dos Campeões

O título do Aberto dos Estados Unidos, em Nova York, rendeu ao tenista norte-americano Pete Sampras um pulo de 20 posições na Corrida dos Campões 2002 (ranking que leva em consideração os resultados obtidos nesta temporada). O lendário tenista, que agora acumula 64 títulos na carreira, saiu da 32ª posição para a 12ª na listagem divulgada nesta segunda, 9 de setembro, pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).

O vice-campeão, o também norte-americano Andre Agassi, subiu uma posição e desbancou o russo Marat Safin, assumindo a vice-liderança com 554 pontos. O líder isolado é o australiano Lleyton Hewitt, com 690 pontos. Sampras totaliza 347.

Apesar de ter conquistado seu 14º título de Grand Slam (série de torneios que reúne as quatro competições de tênis mais importantes do mundo – Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e Aberto dos Estados Unidos), Sampras não entrou para o grupo dos top 10 do mundo devido à campanha irregular que teve este ano. Das 15 competições do circuito mundial que participou, seus melhores resultados foram o vice-campeonato no pequeno torneio de Houston (EUA) e uma semifinal no Masters Series de Indian Wells (EUA).

Entretanto, por ter conquistado um título Grand Slam em 2002, Sampras deve ter vaga assegurada na Masters Cup, torneio de encerramento da temporada da ATP que será realizado em Shangai, na China. Participam da competição os 10 melhores colocados na Corrida dos Campeões no final do ano.

Aos 31 anos, Sampras quebrou um jejum de mais de dois anos sem conquistar um título. Seu último troféu, no entanto, foi em grande estilo. Sagrou-se, em 2000, heptacampeão do torneio de Wimbledon, quando derrotou na decisão o australiano Patrick Rafter por 3 sets a 1.

No ranking mundial (que leva em consideração os melhores resultados das últimas 52 semanas), Sampras subiu três posições e é o 14º colocado.

O holandês Sjeng Schalken apareceu pela primeira vez no grupo dos top 20 por ter alcançado às semifinais no Aberto dos Estados Unidos. Ele subiu 11 posições e agora é o 19º colocado.

Kevin Lamarque / Reuters

Sampras quebrou um jejum de mais de dois anos sem conquistar um título
Foto:  Kevin Lamarque  /  Reuters


Notícias Relacionadas

08/09/2002 20h47min
Sampras vence Agassi por 3 a 1 e conquista o Aberto dos EUA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.