Notícias

 | 26/11/2006 05h51min

França quase se complica, mas vence EUA

Vitória por 3 sets a 2 mantém chances de classificação

Algoz do Brasil na primeira fase do Campeonato Mundial masculino de Vôlei, a França por muito pouco não complicou as suas chances de classificação para a semifinal neste domingo. Adversário direto de Bulgária, Brasil e Itália na disputa pela vaga, os vice-campeões da Liga Mundial tiveram problemas para bater os Estados Unidos por 3 sets a 2, parciais de 17/25, 25/12, 24/26, 25/17 e 15/11.

Uma derrota dos franceses teria beneficiado bem mais a equipe de Bernardinho, já que o time de Philippe Blain, assim como os campeões olímpicos e a Itália, carrega uma derrota da primeira fase. O resultado, porém, não pode ser considerado de todo ruim para os brasileiros: o placar apertado evita que a França melhore seu point average (divisão entre pontos feitos e sofridos), primeiro critério de desempate no Grupo F. Ao menos por enquanto, a Bulgária é líder invicta.

A partida entre França e Estados Unidos foi marcada pelos altos e baixos de ambos os times. Após um começo excelente, os norte-americanos caíram bruscamente de desempenho no segundo set. Mesmo assim estiveram a apenas uma etapa de fechar de jogo, mas novamente falharam nos momentos positivos, quando o bom bloqueio dos europeus brilhou: ao todo foram 11 pontos contra apenas quatro dos rivais neste fundamento.

Por outro lado, os Estados Unidos contaram com a força de David McKienze, maior pontuador do jogo com 24 acertos. Reserva no início da competição, ele se destaca como a bola de segurança do time, que agora está eliminado da disputa. Ironicamente, no entanto, foi justamente o atacante que tomou um bloqueio no momento decisivo do tie-break, quando os franceses praticamente selaram a vitória ao fazer 13 a 10. Um match point desperdiçado depois, e Kiefer colocou no chão uma rápida jogada pelo meio, fechando o set e mantendo sua equipe na disputa do Mundial.

Agora, a França enfrenta a forte Bulgária na terceira rodada, que será disputada na madrugada de terça-feira, e terá que mostrar um vôlei de nível mais elevado se quiser continuar sonhando com o título. Os Estados Unidos, por sua vez, encaram a Alemanha.

GAZETA PRESS
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.