Notícias

 | 01/08/2006 12h16min

Quem está chegando precisa de suporte, diz Dunga

Técnico afirma que o momento é de dar oportunidades na Seleção

Oito jogadores que disputaram a Copa da Alemanha - Juan, Lúcio,  Luisão, Cicinho, Gilberto, Gilberto Silva, Robinho e Fred - foram convocados pelo técnico Dunga nesta terça. Questionado sobre a prometida renovação na Seleção Brasileira, o treinador justificou que é preciso manter uma base na equipe a fim de que os novos encontrem suporte e tranqüilidade para mostrar seu futebol:

– Temos que jogar por uma base para dar estrutura para os jogadores mais novos terem tranqüilidade em jogar. Eu acho que a experiência é fundamental, a motivação, a forma como eles encararam a Copa do Mundo para dar uma estrutura para quem está chegando novo  – declarou em entrevista coletiva.

– Mudança radical não dá certo em setor nenhum, então temos que mesclar. Todos terão sua oportunidade no momento oportuno – completou

Sobre a convocação de 17 atletas que estão atuando no Exterior, o capitão do Tetra justificou que foram levados em conta as condições físicas desses atletas e o retorno deles de férias em seus respectivos clubes, campeonatos, etc. Dunga também afirmou que foi possível chamar jogadores da Rússia e Ucrânia pois ele atuou na Europa e foi buscar informações:

– Esses jogadores tiveram grandes atuações também pelas categorias de base da Seleção e agora eles terão a sua chance – afirmou.

O comandante explicou que não chamou ninguém de Inter e São Paulo por causa da Libertadores. Dunga foi enfático ao discorrer sobre os critérios para a escolha do grupo:

– Não é o treinador que convoca, é o jogador que se auto-convoca. Esses atletas estão aqui exclusivamente por mérito – salientou.

O treinador não quis adiantar o esquema tático que usará contra a Noruega, porém, mostrou preferência pelo 4-4-2. O técnico fez questão ainda de enfatizar mais uma vez qual será o caminho do seu trabalho à frente do Brasil:

– Temos que ter uma personalidade. Somos considerados o melhor futebol do mundo então, quando entramos em campo, temos que mostrar isso. O Zagallo fala que a camisa da Seleção é a nossa segunda pele. Eu acho que é a primeira pele de todo brasileiro – destacou.

A respeito de adversários, Dunga prefere que a Seleção faça amistosos com equipes mais fortes.

ANA MARIA ACKER
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.