Notícias

 | 21/07/2006 22h04min

Grupo de ação ambiental limpa trilhas do Rally dos Sertões

Trabalho de conscientização será feito em todos os acampamentos

Mais uma vez o Ralyi dos Sertões só deixará rastros nas trilhas do percurso de sua 14ª edição, que terá 1.986 quilômetros de trechos cronometrados. Desde 2001, o grupo Canastras recolhe tudo o que é deixado nas trilhas e conscientiza os participantes. Além disso, em todas as cidades-sede do rali (Goiânia, Minaçu (GO), Palmas (TO), Alto Parnaíba (MA), Corrente (PI), Barra (BA), Seabra (BA), Brumado (BA), Cândido Sales e Porto Seguro (BA)), haverá um grupo de trabalho nos acampamentos.

No primeiro ano de implantação da ação ambiental, o grupo Canastras foi para as trilhas com três pessoas e uma picape, e recolheu todo o lixo deixado nas largadas das especiais, além de pedaços de carro e outros detritos que encontraram nas trilhas.

– Quando a Simone Palladino foi para uma prova no exterior, ela viu a quantidade de sujeira deixada nos lugares por onde o rali passava. Chegando aqui no Brasil, percebeu que no Sertões também havia muito lixo nas largadas. Daí surgiu a idéia de fazermos esse trabalho de diminuir o impacto sobre o meio ambiente, que nosso grupo já fazia na Serra da Canastra, em Minas Gerais – explicou Flávio Piassi, coordenador geral da Ação Ambiental do Rali dos Sertões.

Neste primeiro ano de trabalho foram recolhidos de 10 a 12 sacos de lixo de cem litros cheios nas largadas. No ano seguinte, o grupo percebeu que não bastava limpar os locais, era preciso conscientizar os participantes a não jogar coisas no chão. Já no terceiro ano, a quantidade de lixo caiu bastante, tanto que em 2005 foram recolhidos apenas 5% do que foi retirado na primeira vez.

Na edição passada, a ação ambiental aumentou. Além das três pessoas que vão no carro limpando a trilha, foi criado um grupo para conversar com todos os chefes de equipe nos acampamentos do rali, além de distribuir material de apoio, como cartilha ambiental, lixeiras, sacos de lixo grandes, sacolinhas para colocar no carro, cinzeiros ecológico confeccionados em plástico, fáceis de serem carregados no bolso, além de tambores para dispensar o óleo retirado dos veículos e coleta de pilhas.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.