| hmin
A governadora do Rio de Janeiro, Benedita da Silva, afirmou ser contrária ao decreto de estado de defesa na região metropolitana da Capital. Benedita acredita que os problemas são localizados e que o governo federal já está oferecendo reforço necessário ao policiamento.
Na madrugada desta segunda-feira, 24 de junho, o prédio administrativo da prefeitura do Rio foi atingido por mais de cem disparos de fuzil. Duas granadas foram encontradas no local. O prefeito, César Maia, anunciou que pediria decretação de estado de defesa na região. O presidente Fernando Henrique Cardoso garantiu que "medidas enérgicas deverão ser tomadas e serão tomadas" com relação à questão da segurança no Rio de Janeiro. FH deve conversar com Benedita e Maia para estudar quais os mecanismos necessários, já que a segurança é um dever do Estado e a participação do governo federal deve ser supletiva a essa ação.
O estado de defesa pode ser decretado em uma região a fim de restabelecer a ordem pública e a paz quando os direitos do cidadãos e da democracia estão ameaçados. A decretação não prevê estado de sítio ou intervenção federal.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.