Notícias

 | 24/06/2002 09h40min

Presidente do BC vai à Europa tentar conter turbulência

A operação deflagrada no começo do final de semana para reduzir a tensão do mercado financeiro enfrenta o primeiro teste nesta segunda-feira, dia 24. Da parte da oposição, o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, líder nas pesquisas de intenção de votos, antecipou declarações se comprometendo com um superávit primário (diferença entre receitas e despesas do governo sem incluir juros). O presidente do Banco Central (BC), Armínio Fraga, irá à Europa na quarta-feira, dia 26, para tentar conter a onda de incerteza que provocou uma desvalorização dos títulos brasileiros de mais de 13% em apenas dois dias e aumentou o risco Brasil para 1.706 pontos.

Armínio Fraga, que desembarcará em Londres e tem no programa uma visita a Paris, também estaria preocupado com a redução de crédito internacional para os exportadores brasileiras, justamente o último tipo de crédito a ser afetado em situações de crise. A convergência de objetivos entre o governo e a oposição é resultado da velocidade da deterioração dos títulos brasileiros no Exterior.

LÚCIA RITZEL

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.