| 28/05/2006 20h03min
O Grêmio conquistou três pontos importantes fora de casa no fim da tarde deste domingo. O time de Mano Menezes, com 10 homens desde os 30 minutos do primeiro tempo, bateu o Palmeiras dentro do Parque Antártica por 1 a 0. Hugo marcou o gol da vitória que consolida a reação do Grêmio dentro do Campeonato Brasileiro. O Tricolor agora aparece com 11 pontos, na nona colocação, ingressando na zona de classificação da Copa Sul-Americana.
Mas as coisas não foram fáceis diante do Palmeiras do técnico Tite. O cartão amarelo recebido por Evaldo nos minutos iniciais por uma falta em Enílton foi sintomático. Seria mesmo difícil permanecer os 90 minutos em campo marcando um atacante veloz. O Grêmio até apresentou uma ligeira melhora e domínio do jogo na primeira etapa, mas aos 30 minutos Evaldo cometeu nova falta sobre Enílton – exatamente a segunda na partida. O novo amarelo lhe rendeu a explusão, aplicada pelo árbitro Lourival Dias Lima Filho.
Com 10 homens, o Grêmio pensou em se fechar. Mano Menezes até mandou Maidana para o aquecimento, a fim de recompor o sistema defensivo. Mas uma bola cruzada por Tcheco, na área palmeirense, terminou na rede aos 33 minutos e suspendeu a alteração. Hugo dominou estranho, mas ao mesmo tempo acabou driblando a zaga e ajeitando para o chute forte na saída do goleiro Sérgio. Até o fim da primeira etapa, o volante Lucas jogou na zaga e tomou conta de Enílton na improvisação.
O Palmeiras assustou em um chute venenoso de Edmundo em cobrança de falta. O veterano atacante mandou na gaveta, mas Galatto, preciso, espalmou para a linha de fundo.
Para o segundo tempo, Mano Menezes voltou com Maidana compondo a zaga ao lado de William. A opção do treinador foi sacrificar o atacante Ricardinho. Enquanto isso, Tite empilhou atacantes no setor ofensivo. Já tinha colocado William na vaga do meia Alceu, ainda no primeiro tempo. Outro meia de contenção que foi sacado no Verdão foi Francis, para a entrada de Muñoz. Mais tarde, Washington entrou na vaga do exausto Edmundo. Tudo isso foi para evitar um novo resultado negativo e os constantes protestos da torcida do clube.
Mas o Grêmio segurou como pôde. Ramón passou a ser a referência no ataque, isolado, enquanto o Palmeiras alugou o campo de defesa gremista. A situação numérica ficou em igualdade quando William, que já tinha amarelo, acertou um chute na boca de Alessandro e também recebeu o cartão vermelho. Com 10 contra 10, o Grêmio até tentou se lançar para o ataque e definir o jogo.
Mano colocou Herrera na equipe na vaga de Ramón e o volante Rudnei no lugar de Hugo, que estava cansado em campo. Tcheco, que também chegou ao fim do jogo exausto, permaneceu no gramado.
JULIANO SCHÜLERGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.